População comemora aumento de volume em açude do Sertão; Pescador diz que peixes sumiram. VÍDEO
O manancial ganhou pouco mais de 2,5 metros de recarga, muito pouco para sua capacidade total.
No dia mundial da água, comemorado nesse 22 de março, a população de Coremas já comemora o início do que seria a recuperação do maior açude da Paraíba.
VEJA TAMBÉM
+ Chuvas não mudam os principais açudes de Cajazeiras, Sousa, Patos e Vale do Piancó
+ Barragem deságua em açude seco de São José de Piranhas
O manancial ganhou pouco mais de 2,5 metros de recarga, muito pouco para sua capacidade total, mas já é motivo de comemoração para os moradores.
O agricultor Sérgio Monteiro viaja 35 minutos de barco todos os dias para vender leite em Coremas. “Melhorou 50% a vista do que estava”.
A situação do açude do Sertão ainda é muito crítica, pois está atualmente com apenas 3,8% do total.
Depois de horas de trabalho, o pescador José Ribeiro conseguiu apenas 5kg de peixe do tipo ‘piranha’. Este tipo de peixe era antes descartado pelo mercado, mas atualmente é o único que se consegue por lá.
“O pescador podia até pegar 100 kg por dia”, relembrou ele, mas disse não desanimar: “É ter fé em Deus porque isso aqui já foi seco um dia”, disse o pescador se referindo a época da construção do manancial.
DIÁRIO DO SERTÃO com vídeo da TV Paraíba
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário