OBA: Açude de Cajazeiras tem recarga de mais de um milhão de metros cúbicos e São Gonçalo da cidade de Sousa surpreende e chega aos 24% da capacidade máxima. Fotos e vídeos!
O aumento se deu após açudes, barragens e rios transbordarem e desaguarem dentro de Boqueirão, município de Cajazeiras.
O açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão) começou a captar água com mais intensidade esta semana após as fortes chuvas na região de Cajazeiras. De segunda a terça-feira (22), o principal manancial da região conseguiu aumentar 24 centímetros. No local choveu 77 mm nesta terça.
O aumento se deu após açudes, barragens e rios transbordarem e desaguarem dentro de Boqueirão. O Rio Piranhas começou a transbordar também nesta terça e vai direto para o manancial cajazeirense.
O volume atual do açude é de 16.483,725, o que corresponde a 6,5% da sua capacidade máxima, segundo dados da Aesa.
Em contato com a reportagem do Diário do Sertão, o gerente regional da Cagepa, Cleidismar Alexandre (Nenem da Cagepa), informou que Boqueirão teve uma recarga de um milhão e 91 mil metros cúbicos entre os dia 18 e 22 de março. Ele explicou que o volume captado ainda é muito e não há possibilidade por enquanto de se pensar em suspender o racionamento.
Sousa
Já o Açude de São Gonçalo tem registrado ganhos significativos de água, o que vem deixando a população animada com a novidade. Outro importante açude, o da cidade de Nazarezinho começou a transbordar e a previsão é que o volume do reservatório aumente mais rapidamente.
Atualmente São Gonçalo está com 8.263.200 metros cúbicos, o que representa 18,5%, foi o que atestou a Aesa. De acordo com uma medição feita na tarde desta terça-feira, o açude já atingiu a marca 10.679.040, o que representa 24% da sua capacidade máxima.
Previsão
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) prevê chuvas isoladas para o Alto Sertão e Sertão, nesta quarta-feira (23).
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário