VÍDEO: “Um desafio muito grande”, diz médico sobre parto prematuro de bebê que nasceu nos braços do SAMU
Dr. Kassio Carvalho e sua equipe foram acionados para socorrer uma gestante de 34 semanas, mas o pequeno Thalys nasceu dentro da Unidade de Suporte Avançado (USA), antes de chegar na maternidade
O que deveria ser uma transferência de rotina transformou-se em um dos momentos mais marcantes na carreira do médico Dr. Kassio Carvalho e sua equipe. No último final de semana, o SAMU de Uiraúna, no Sertão paraibano, foi acionado para atender uma gestante em trabalho de parto prematuro, resultando em um procedimento de emergência realizado dentro da Unidade de Suporte Avançado (USA).
O Dr. Kassio descreveu o cenário de urgência ao chegar à residência da paciente. Segundo ele, a gestante, que estava com apenas 34 semanas de gravidez (aproximadamente oito meses), já apresentava sinais claros de que o bebê ia nascer a qualquer momento.
“Nós fomos solicitados para uma ocorrência de um trabalho de parto prematuro. Ao chegar na ocorrência, a paciente já se encontrava trabalho de parto avançado, com contrações muito efetivas”, relatou o médico.
LEIA TAMBÉM:
Diante da gravidade e da precocidade da gestação, a equipe – formada por Dr. Kassio, pelas enfermeiras Valéria Savanarolly e Beatriz Alencar, e pelo condutor socorrista Ronaldo Gomes- iniciou o transporte imediato para uma unidade hospitalar de referência. No entanto, a natureza não esperou o tempo do trajeto. O nascimento ocorreu dentro da ambulância, exigindo da equipe um preparo técnico rigoroso para garantir a vida da mãe e do bebê.
“Era um caso muito delicado por se tratar de uma gestante com apenas 34 semanas, um bebezinho prematuro. Porém, graças a Deus, deu tudo certo. Deus estava com a gente, uma equipe muito preparada e a gente conseguiu evoluir bem o nosso atendimento”, explicou Dr. Kassio.

Equi do SAMU e Uiraúna com o pequeno Thalys e sua mãe Tauany Franciely (Foto: Divulgação/SAMU Uiraúna)
Apesar dos riscos de um parto de sete meses realizado fora do ambiente hospitalar, a intervenção rápida e precisa da equipe foi fundamental. O médico destacou o sentimento de dever cumprido e a gratificação de ver o sucesso do atendimento.
“Com toda a equipe [médico, enfermeiros e condutor] a gente conseguiu estabilizar, tanto o recém-nascido, quanto a gestante e conseguimos levar para a maternidade de Cajazeiras”, concluiu.
Após os primeiros socorros e a estabilização na ambulância, mãe e filho foram encaminhados à Maternidade Deodato Cartaxo, em Cajazeiras, onde receberam os cuidados especializados necessários para casos de prematuridade. O pequeno Thalys e sua mãe Tauany Franciely estão bem e fora de perigo.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário