header top bar

section content

VÍDEO: Temporal com trovões, relâmpagos e ventos fortes, deixa ruas alagadas e derruba árvores em Cajazeiras

Ao Diário do Sertão, a Empaer explicou que houve muito vento em algumas partes da cidade, mas em outros locais, as precipitações chegaram a quase 50 milímetros

Por Luiz Adriano

28/01/2026 às 10h35 • atualizado em 28/01/2026 às 10h40

Fortes chuvas foram registradas entre a noite dessa terça-feira (27) e a madrugada desta quarta-feira (28) em Cajazeiras e em outras cidades do Sertão da Paraíba.

Acompanhada de trovões, relâmpagos e pacandas fortes de vento, a chuva provocou alguns transtornos deixando ruas algadas em Cajazeiras. Conforme moradores, houve registro de quedas de árvores na rua José Quirino de Sousa, por trás do supermercado Mix Mateus, e outra na rua Alberto Santos Dumont.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os trovões e relâmpagos, além de rajadas de vento. Uma das postagens mostra a força da água em uma rua de Cajazeiras, quase arrastando motocicletas estacionadas, o que evidencia a intensidade da precipitação.

Segundo dados divulgados pela EMPAER (Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária), choveu 15,1 milímetros em Cajazeiras. Com isso, o acumulado de chuvas no município em 2026 chega a 25,9 mm.

Ao Diário do Sertão, a Empaer explicou que houve muito vento em algumas partes da cidade, mas em outros locais, as precipitações chegaram a quase 50 milímetros.

No Açude Lagoa do Arroz, em Cajazeiras, choveu 31,4 mm. O acumulado em 2026 é de 41,5 mm, no manancial. Já no açude de Engenheiro Ávidos, a chuva foi de 17,3 mm.

Raio corta os céus de Cajazeiras – Foto: redes sociais

Outras cidades – Conforme a EMPAER, além de Cajazeiras, outros municípios do Sertão também tiveram registro de chuvas. Em Santa Helena, as preicipitações chegaram a 16,1 mm, ficando o total do ano em 30,2 mm. Veja os dados de outras cidades:

– Em São José de Piranhas – 23 mm;
– Bom Jesus – 21,3 mm;
– Cachoeira dos Índios, 21,3 mm;
– Igaracy – 11,4 mm;
– Bonito de Santa Fé – 9,5 mm;
– Carrapateira – 9,5 mm;
– Santa Inês – 2,7 mm;
– São José de Caiana – 2,4 mm;
– Aguiar – 1,5 mm;
– Manaíra – 1,5 mm;
– Pedra Branca – 1 mm.

Chuvas irregulares – Conforme dados apurados pelo Diário do Sertão junto à EMPAER, as precipitações foram localizadas, atingindo alguns municípios do Sertão, enquanto outros ficaram sem registro de chuva. Em Sousa, por exemplo, não houve precipitação, e no Vale do Piancó, os índices ficaram abaixo do esperado.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: