header top bar

section content

VÍDEO: Em Cajazeiras, missa marca abertura do Jubileu de 50 anos das Religiosas da Sagrada Face no Brasil

A trajetória de cinco décadas de presença missionária, especialmente nos bairros São José e Casas Populares, em Cajazeiras, transforma realidades e constrói um legado social, espiritual e humano

Por Luis Fernando Mifô

27/01/2026 às 19h15 • atualizado em 27/01/2026 às 19h18

Foi realizada, nesta sexta-feira (23), a abertura oficial do Ano Jubilar das celebração pelos 50 anos de missão das Religiosas da Sagrada Face, em uma santa missa que reuniu fiéis em um momento de fé e celebração da memória. A Congregação de Direito Pontifício tem casas de missão na Itália, Brasil e Indonésia.

A trajetória de cinco décadas de presença missionária, especialmente nos bairros São José e Casas Populares, em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, onde o carisma da Sagrada Face transformou realidades e deixou um legado social, espiritual e humano, é um dos principais marcos do “Propagar, Reparar e Restabelecer o Rosto de Jesus nos irmãos”, inspiração da fundadora Bem-aventurada Madre M. Pia Mastena.

Inspiradas pelo chamado “Ide por todo o mundo, levai a luz do meu rosto”, as religiosas tiveram sua missão iniciada a partir da intercessão do Padre Gervásio e da coragem de Madre Clara.

Foi nesse contexto que a congregação armou sua tenda no Brasil, representada pelas irmãs da primeira hora: Irmã Fernanda, Irmã Emerenziana, Irmã Augusta e Irmã Luísa, que atenderam com obediência e fé ao imperativo missionário da Congregação.

Missa do Jubileu de 50 anos das Religiosas da Sagrada Face em Cajazeiras (Foto: TV Diário do Sertão)

A história começou ainda em 1977, quando as irmãs partiram da Itália no dia 6 de janeiro e chegaram a Cajazeiras em 21 do mesmo mês. Desde então, assumiram o compromisso de viver a missão com amor, doação e generosidade, traduzindo, na prática, os pilares do carisma da Sagrada Face.

Ao longo dos anos, estiveram ao lado do povo, partilhando suas dores e sofrimentos, promovendo ações humanitárias, oferecendo cuidados básicos e essenciais e levando cura ao corpo e ao espírito. As religiosas contribuíram para o restabelecimento de vidas, a promoção da dignidade humana e a construção de uma comunidade mais justa e solidária.

Missa do Jubileu de 50 anos das Religiosas da Sagrada Face em Cajazeiras (Foto: TV Diário do Sertão)

Nessas cinco décadas, a missão gerou frutos concretos, como o crescimento da família da Sagrada Face, reunindo religiosos, padres, reparadores, amigos e benfeitores que seguem dando continuidade a esse legado.

A celebração litúrgica foi marcada pelo reconhecimento e pela gratidão ao zelo, ao cuidado e à dedicação das missionárias, que encontraram no Nordeste brasileiro um terreno fértil para o carisma da Sagrada Face e construíram uma história pautada pela fé, pelo serviço e pelo compromisso com a vida.

FOTOS HISTÓRICAS DAS MISSIONÁRIAS

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: