Rio de Janeiro faz ação de mobilização contra o sarampo
Terminal Gentileza e a Central do Brasil terão postos de vacinação

O Rio de Janeiro faz a partir desta segunda-feira (24) uma mobilização contra o sarampo na cidade.
Para facilitar o acesso da população carioca à vacina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) leva o imunizante a locais com grande circulação de público.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, vai ser possível se vacinar no Terminal Gentileza, região portuária da capital, onde o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz estará presente, e no Aeroporto Santos Dumont, região central.
Na Central do Brasil, outro local de grande movimentação, a vacinação será na terça e na quinta-feira, no mesmo horário.
LEIA TAMBÉM:
Até agora, em 2025, a capital do Rio não registrou casos da doença, ao contrário de cidades vizinhas, como São João do Meriti, onde já houve casos recentes.
“O objetivo é garantir o esquema vacinal contra o sarampo para adultos de 18 a 59 anos que não estejam imunizados, ou para os que fazem parte da faixa etária de até 29 anos que tenham recebido apenas uma dose, de modo a completar seu esquema vacinal com a segunda dose”, informou.
Conforme a secretaria, a vacina contra o sarampo está disponível para crianças e adultos em todas as 239 unidades de Atenção Primária do município, como clínicas da família e centros municipais de saúde.
Além disso, a população pode se dirigir ao Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, na zona sul da cidade, onde o atendimento é em todos os dias da semana, das 8h às 22h.
Já no Super Centro Carioca de Vacinação unidade Campo Grande, na zona oeste, localizado no ParkShoppingCampoGrande, embora o funcionamento seja diário, o horário acompanha o de funcionamento do centro comercial.
No sábado (22), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), em parceria com o Ministério da Saúde e o município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, fizeram um dia de campanha para aplicação da vacina contra o sarampo.
Além disso, promoveu uma busca ativa por casos suspeitos da doença.
O município registrou na semana passada, dois casos confirmados.
“O sarampo já foi erradicado no país, mas casos pontuais da doença podem ser registrados”, completou a SES em nota.
Segundo a SES-RJ, desde a confirmação desses casos tem tomado medidas junto ao Ministério da Saúde e ao município para evitar a transmissão do vírus.
Cerca de 40 equipes de profissionais de saúde participaram neste sábado da busca ativa por casos.
O trabalho incluiu a aplicação de duas mil doses da vacina, rua por rua, no entorno da residência onde os casos foram constatados.
Na sexta-feira (21), as equipes de Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária à Saúde do estado realizaram capacitação de profissionais de saúde para participarem da mobilização.
“Além de sensibilizar os agentes para a detecção de possíveis casos de sarampo na cidade, a Secretaria também os orientou na adoção de novas tecnologias que informatizam a varredura e o registro das vacinas aplicadas”, informou.
A Secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, disse que o estado tem dado apoio ao município de São João de Meriti desde a notificação da suspeita há uma semana.
“Visitamos, escutamos e junto do Ministério da Saúde formamos uma parceria forte para controlar a situação”, afirmou na nota.
Para o diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, que fez parte da comitiva do Ministério da Saúde que veio ao estado, ações conjuntas no combate à doença têm mais força.
“A tríplice viral é uma vacina extremamente confiável. Ela é eficiente, já estamos familiarizados com ela há, no mínimo, 30 anos. Com o ciclo completo, garantimos a segurança do nosso país contra o sarampo, que já foi erradicado mas inspira nossos cuidados”, complementou.
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário