header top bar

section content

VÍDEO: Especialistas da Cardiomed alertam para a importância dos exames preventivos do coração

Gustavo Ney e Benício Kerlly atendem na clínica Cardiomed, que funciona em um anexo do Hospital Santa Terezinha, na cidade de Sousa, com equipamentos de ponta para exames, avaliações físicas, cirurgias e acompanhamento dos pacientes

Por Luis Fernando Mifô

06/11/2024 às 18h10 • atualizado em 06/11/2024 às 18h20

Cerca de 400 mil brasileiros morrem de doenças cardiovasculares todo ano, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Esse número é quase o equivalente ao total de mortos no pior ano da pandemia do Covid-19, em 2021.

As patologias cardíacas são a principal causa de morte no Brasil. A cada 90 segundos, uma pessoa morre de algum problema relacionado ao coração, totalizando 46 óbitos por hora. No entanto, 80% desses casos são evitáveis.

É exatamente esse alerta que os cardiologistas Gustavo Ney e Benício Kerlly fizeram no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão. “Isso mostra a importância da prevenção, do tratamento e do acompanhamento dos pacientes que têm essas patologias”, pontua Gustavo.

Os dois médicos atendem na clínica Cardiomed, que funciona em um anexo do Hospital Santa Terezinha, na cidade de Sousa, no Sertão paraibano. Com equipamentos de ponta, a Cardiomed realiza exames datalhados, avaliações físicas, cirurgias e acompanhamento dos pacientes.

Segundo Benício Kerlly, os índices de mortes por doenças cardiovasculares tem apresentado tendência de crescimento e isso está relacionado a diversos fatores. Por essa razão, é crucial que haja prevenção, desde uma mudança no estilo de vida, até passar por exames que detectam com precisão os sinais de que o coração precisa de cuidados especiais e especializados.

Os médicos Gustavo Ney e Benício Kerlly no programa Olho Vivo (Foto: Fernanda Layse/TV Diário do Sertão)

Na Cardiomed, por exemplo, as principais demandas de atendimento são a insuficiência cardíaca, doenças coronarianas e infarto. Mas existem pacientes que chegam com diversos outros problemas que rapidamente são diagnosticados pelos equipamentos da clínica.

“Todos os aparelhos da Cardiomed são registrados e autenticados pela Sociedade Brasileia de Cardiologia, ou seja, são os mesmos aparelhos que você faz em João Pessoa, em Campina, em Fortaleza. Nós tivemos esse cuidado para que os exames da Cardiomed, sempre que são referidos por outros pacientes que levam para outros centros, eles sejam aceitos”, destaca Benício Kerlly.

Os especialistas salientam que um check-up rotineiro e sistemático de indivíduos assintomáticos pode identificar fatores de risco a partir da avaliação clínica, exames laboratoriais e de imagem.

De acordo com dados do relatório “Carga global de doenças e fatores de risco cardiovasculares” publicado em dezembro de 2023 no Journal of the American College of Cardiology, dois problemas responderam, sozinhos, pela grande maioria (76%) dos óbitos em 2022 na América Latina Tropical: o infarto do miocárdio e as diferentes formas de acidente vascular cerebral (AVC). Foram 170,5 mil óbitos pelo problema cardíaco e 138,4 mil por AVC.

SERVIÇO:


O telefone da Cardiomed é (83) 99386-8560

O perfil no Instagram é @cardiomedpb


ENTREVISTA COMPLETA

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: