header top bar

section content

VÍDEO: Fundado há quase 10 anos, grupo cria projeto “O Amor Cura” e dá suporte a pacientes oncológicos

Em 2015, cinco mulheres da cidade de São João do Rio do Peixe se uniram para tentar levantar o astral de uma amiga diagnosticada com câncer de mama. Nascia ali um grupo de apoio a pacientes oncológicos que se multiplicou desde então

Por Luis Fernando Mifô

22/10/2024 às 18h51 • atualizado em 22/10/2024 às 19h01

Em 2015, cinco mulheres da cidade de São João do Rio do Peixe, no Sertão da Paraíba, se uniram para tentar levantar o astral de uma amiga que havia sido diagnosticada com câncer de mama. Naquela ocasião, Viviane Estrela se via diante de muitas incertezas e do pavor da morte.

Quando iniciou a quimioterapia, o primeiro impacto psicológico em Viviane veio da perda do cabelo. Foi então que as cinco amigas começaram a transformar o sentimento de empatia em atitudes simples, mas que amenizam um pouco os traumas e temores.

Primeiro, elas também cortaram suas madeixas e as doaram. Depois, convenceram a amiga a utilizar lenços na cabeça e, aos poucos, perder a vergonha de mostrar às pessoas que ela era uma paciente oncológica lutando com garra pela própria vida.

Vieram outras ações solidárias, como encontros para cuidar da estética, cafés da manhã especiais e atividades lúdicas e físicas. Nascia ali, sem grandes pretensões, um grupo de apoio a pacientes oncológicos que se multiplicou desde então e hoje promove a semana “O Amor Cura” dentro da programação da campanha Outubro Rosa.

Projeto “O Amor Cura” em São João do Rio do Peixe (Divulgação)

A história de Viviane tem um final feliz. Ela se curou do câncer de mama e saiu em carreata com as amigas para celebrar a vida e mostrar à população que, por mais dolorosas que sejam as batalhas, vale a pena enfrentá-las de cabeça erguida. Já livre da doença, Viviane pediu que o grupo continuasse realizando esse lindo trabalho solidário.

“Durante sete anos foi um trabalho silencioso, sem falar nada para a comunidade. A gente sabia que a pessoa estava com a doença, ia lá fazer uma visita, fazer uma doação de lenço, perguntava o que ela estava precisando e fazia o possível e o impossível para ajudar aquela pessoa”, conta Pryscilla Sá, fundadora do grupo, em entrevista ao programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão.

Em 2023, o grupo promoveu a primeira edição do projeto “O Amor Cura”, cuja programação tem uma semana de eventos diversos, com atividades esportivas, culturais, de lazer e encontros que fortalecem os vínculos em uma rede de apoio que cresce no Sertão do Estado. Em São João, o evento conta com a colaboração da Prefeitura e da iniciativa privada por meio de comerciantes.

“O que a gente puder fazer para levar alegria e amor para essas pessoas, a gente faz. A gente sabe que quando a pessoa recebe o diagnóstico, ela e a família perdem o chão. Muitas pessoas ficam sem poder dar suporte, e a gente vai lá dar uma palavra amiga, as meninas acometidas contam as histórias delas e muitas ainda estão descobrindo e não sabem quais são os exames que precisam. Quanto mais rápido agilizam os exames, melhor. Então, tem todo um suporto inicial, toda uma conversa com essas meninas”, detalha Pryscilla.

Projeto “O Amor Cura” em São João do Rio do Peixe (Divulgação)

Nos primeiros anos, o grupo começou dando suporte apenas a mulheres acometidas de câncer da mama. Hoje, a rede de apoio conta com dezenas de homens e mulheres de várias idades. Alguns participantes ainda estão em tratamento, mas outros já são curados. E já que o mundo está vivenciando a campanha Outubro Rosa, Pryscilla Sá chama a atenção das mulheres, especialmente, para que elas façam o autoexame e se cuidem preventivamente.

“Não é só uma vez no ano que elas devem se tocar. Todos os dias, quando for tomar banho, se toque, conheça seu corpo. Se algo diferente surgir, procure um médico, não tenha medo, não tenha vergonha. É mais doloroso ter a doença. E se esconder é mais doloroso ainda porque, muitas vezes, se não é descoberto no início, pode causar até a morte.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: