header top bar

section content

VÍDEO: Vereador mostra água contaminada que é distribuída pelo Município de Mãe D’água e cobra providências

O parlamentar colheu uma amostra da água na torneira de uma residência e provou que o líquido está barrento. Além disso, segundo ele, exames já provaram que há diversas bactérias na água

Por Luis Fernando Mifô

06/03/2024 às 19h46 • atualizado em 06/03/2024 às 19h52

O vereador Luis Ricardo (Cidadania), conhecido como Luis Carioca, compartilhou um vídeo em que denuncia a péssima qualidade da água que é distribuída pelo Município de Mãe D’água, na região do Vale do Pìancó, no Sertão paraibano. O parlamentar colheu uma amostra na torneira de uma residência e provou que o líquido está barrento. Além disso, segundo ele, exames já provaram que há diversas bactérias na água, entre as quais a E.coli e o coliforme fecal.

Carioca afirma que a água imprópria para consumo chega não só às residências, mas também às escolas, e que mesmo após denúncias e cobranças na Câmara, a prefeitura ainda não tomou providências para melhorar o sistema de tratamento e distribuição.

“Isso tudo porque nosso município não tem uma estação de tratamento de esgoto adequada. O esgoto é todo jogado no rio, sem tratamento algum. Isso, por vergonha ainda, tendo uma estação de tratamento que foi gasto mais de um milhão e setecentos mil reais para a construção, que foi inaugurada e ela não funciona. O esgoto bruto vai pra onde? Pro leito do rio, e automaticamente contamina o solo e a água que é distribuída para o nosso município”, relata o vereador.

Fotos da estação de tratamento anexadas ao relatório

Em fevereiro desse ano, vereadores de oposição já haviam apresentado um relatório de auditoria, produzido por um engenheiro ambiental e um mestre em energias renováveis, comprovando que a água de Mãe D’Água é imprópria para consumo humano e o sistema de captação e distribuição realizado pela prefeitura é precário.

Segundo o relatório da auditoria, “há o agrave de o abastecimento de água para consumo ser advindo de poços provenientes de lençóis freáticos da própria localidade, podendo estar inclusive contaminado pelo esgoto da cidade.”

O documento aponta, ainda, “ausência de medidas adequadas de manutenção e limpeza nos pontos de coleta” e revela que agentes de saúde notificaram a gestão municipal diversas vezes das irregularidades no sistema de água para consumo. “Essa negligência eleva os riscos de contaminação, impactando diretamente a saúde pública e a qualidade de vida dos residentes.”

Outro lado

A produção do programa Olho Vivo não conseguiu contato com a gestão municipal nem com o prefeito Francisco Cirino da Silva. O espaço fica liberado para o município se manifestar ou também através do e-mail [email protected]

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: