header top bar

section content

VÍDEO: O que é necessário para considerar uma cirurgia segura? Médico Saulo Viana aponta os protocolos

Anestesista cita alguns aspectos necessários para que um procedimento de anestesia seguida de cirurgia seja considerado seguro, conforme os protocolos das entidades de medicina e saúde

Por Jocivan Pinheiro

04/12/2023 às 17h37 • atualizado em 04/12/2023 às 17h42

Na coluna Diário Saúde dessa semana, o médico Saulo Viana cita alguns aspectos necessários para que um procedimento de anestesia seguida de cirurgia seja considerado seguro, conforme os protocolos das entidades de medicina e saúde.

“Podemos dividir a resposta em duas vertentes: a primeira diria respeito ao tipo de doença que está sendo tratada, o que estaria diretamente relacionada ao estágio e gravidade da doença e ao porte cirúrgico necessário, mas este fator intrínseco talvez não possa ser considerado no que diz respeito à segurança do processo, ou seja, por mais difícil que seja a missão ,o procedimento tem que ser feito da forma mais perfeita e segura possível”, ressalta.

“A segunda trataria sobre os processos aplicados pelos hospitais e equipes médicas com finalidade de tornar os procedimentos cirúrgicos mais resistentes a erros humanos ou erros casuais. Estes processos vão desde o planejamento cirúrgico inicial até a alta hospitalar”, acrescenta Saulo Viana.

Esses processos estão no Protocolo de Cirurgia Segura, da Organização Mundial da Saúde (OMS), e também no protocolo do Ministério da Saúde no Brasil, que foi atualizado em 2023.

“Hoje nós temos condições, sim, de tornar um procedimento seguro, por mais complexo que ele seja, com relação à operacionalidade e todo o processo que vai envolver aquilo”, disse o médico.

Para saber mais detalhes sobre esse tema e ter acesso ao protocolo de Cirurgia Segura, acesse a coluna da semana do médico Saulo Viana.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: