header top bar

section content

Atriz cearense diagnosticada com leucemia anuncia remissão completa após uma semana de quimioterapia

Duda Riedel recebeu alta hospital na semana passada e aguarda a realização de um transplante de medula para impedir que doença retorne nos próximos anos.

Por Por Matheus Facundo, G1 CE

10/06/2019 às 10h17

Duda Riedel recebeu alta hospital na semana passada e aguarda a realização de um transplante de medula para impedir que doença retorne nos próximos anos.

Conhecida por enfrentar o câncer com bom humor nas redes sociais, a atriz e jornalista cearense Maria Eduarda Riedel, 24, avançou na luta contra uma leucemia de alto risco e teve remissão completa, ou seja, não apresenta mais sinais de atividade da doença no sangue. Duda, como é apelidada, recebeu a notícia na última sexta-feira (7), após um exame de acompanhamento. “Estou radiando de felicidade, é a melhor notícia que eu já recebi”, relatou a atriz ao G1.

Diagnosticada com leucemia mieloide aguda no dia 3 de maio deste ano, Duda vem compartilhando sua rotina de tratamentos na internet e incentivando a doação de sangue e de medula óssea por meio da campanha “#tutemforçamenina”. A cearense já soma mais de 267 mil seguidores no Instagram.

Na quarta-feira (5), após um quadro de melhora, a atriz recebeu alta. Dois dias depois, realizou um exame de punção de medula e no fim da tarde foi surpreendida por ligações da sua irmã, primeira a saber da remissão. “Eu estava dormindo e minha irmã estava ligando desesperada. Quando eu atendi e ela falou ‘Duda, sua doença desapareceu’. Eu fiquei atordoada, sem entender no primeiro momento, mas aí depois comecei a chorar e agradecer”, conta Duda.

A nova condição da atriz, no entanto, não significa cura total do câncer. Sem os sinais de atividade da doença no corpo, o próximo passo é realizar outra rodada de quimioterapia, uma fase chamada de consolidação, que deve começar na próxima sexta-feira (14). “Eu não tenho mais nenhum sinal da doença no corpo, mas para todo tipo de câncer os médicos indicam essa nova rodada de ‘quimio’ para ter certeza”.

A luta pelo transplante de medula óssea também continua. “O plano é fazer o transplante logo após a fase de consolidação. É importante para que a doença não volte daqui a 5 ou 10 anos”, conta. De acordo com Duda, na próxima semana a equipe médica vai realizar os exames de compatibilidade com os possíveis doadores da família da atriz e do banco de doadores.

Voltar à rotina
O que mais impressionou Duda e os médicos foi a evolução do quadro médico em pouco mais de um mês. “Minha leucemia era de alto risco. Eu só fiz uma semana de quimioterapia e consegui a remissão completa. Foi um milagre”, desabafa a cearense.

Passado o pior, Duda agora espera poder voltar à sua rotina em breve. “Agora eu vou para o hospital mais esperançosa. Quando eu recebi o diagnóstico era muito diferente. Claro que eu quero voltar à minha rotina. Vai ser difícil, mas vou conseguir encarar. Tenho muita fé e esperança. Nunca deixei de acreditar”.

Em depoimento nas redes sociais, Duda relembrou a campanha de doação de sangue e cadastro no banco de medula óssea realizada por ela e a família, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A mobilização aconteceu no dia 1º de junho e conseguiu reunir 63 doações e 142 cadastros.

“Aquela menina (…) mobilizou uma cidade inteira de dentro de um hospital para doação de sangue, raspou o cabelo ouvindo Beyoncé, fez uma semana de quimioterapia sem derramar uma lágrima, consolou sua família quando nem ela tinha mais forças, enxugou as lágrimas de sua mãe enquanto rezavam”, disse.

Fonte: Por Matheus Facundo, G1 CE - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/06/09/atriz-cearense-diagnosticada-com-leucemia-anuncia-remissao-completa-apos-uma-semana-de-quimioterapia-foi-um-milagre.ghtml

Recomendado pelo Google: