VÍDEO: Oftalmologista de Cajazeiras alerta para os riscos de fazer exame gratuito com quem não é médico
Ricardo Coelho diz que muitos dos profissionais que promovem exames gratuitos não são médicos, e isso traz limitações nos diagnósticos
É cada vez mais comum presenciar nas ruas de Cajazeiras e região anúncios de óticas oferecendo exames oftalmológicos gratuitos. Mas o que parece ser uma vantagem financeira, pode acabar trazendo problemas sérios para a saúde.
O médico oftalmologista Ricardo Coelho, que atende no Centro Médico Dr. Sabino Rolim Guimarães, em Cajazeiras, alerta que muitos dos profissionais que promovem esses exames gratuitos não são médicos, e isso traz limitações nos diagnósticos.
“Isso é um problema sério que está acontecendo porque tem vários locais em que está sendo feito atendimento com profissionais não médicos. É um caso sério porque é uma limitação muito grande para você chegar a um diagnóstico correto da visão”, diz Ricardo.
VEJA TAMBÉM: Médico dá dicas de prevenção e tratamento de doença dos olhos que tem se espalhado pelo Sertão da Paraíba
Segundo ele, esses exames gratuitos, na maioria das vezes, são apenas para “passar óculos”. Uma avaliação completa e segura deve se preocupar também com as “doenças silenciosas” como glaucoma, diabetes, ceratocone, entre outras.
“A visão não é só passar óculos. Existe muitas doenças silenciosas e quando chegam aqui, já estão em estágios finais e de difícil resolução. O olho é um órgão pequeno, mas de grande importância. Tem que ter cuidado em como vai ser avaliado. É como a gente diz: às vezes o barato sai caro”.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário