Faxinar a casa pode ter mesmo efeito de ir à academia para emagrecer, aponta estudos
Durante a pesquisa, os voluntários tiveram todas as suas atividades acompanhadas por um acelerômetro, uma espécie de sensor
Uma rápida faxina na casa, de apenas 10 minutos, pode ser tão eficiente para a saúde e para o emagrecimento quanto uma atividade intensa e longa na academia. Foi o que descobriu um trabalho científico realizado pela Universidade de Boston, EUA, e divulgado pelo jornal Daily Mail.
Para chegar à conclusão, os estudiosos fizeram uma avaliação de 2.109 homens e mulheres, com idade média de 47 anos, sendo que mais da metade apresentava sobrepeso. Durante a pesquisa, os voluntários tiveram todas as suas atividades acompanhadas por um acelerômetro, uma espécie de sensor.
Ao comparar os resultados de pessoas que praticavam atividades físicas diárias, como limpar a casa ou subir escadas, com outras que não realizavam qualquer movimentação, os pesquisadores descobriram que tarefas do dia a dia que exigiam esforços garantiram resultados semelhantes ao corpo a uma caminhada, por exemplo.
O estudo ainda mostrou que os indivíduos que praticavam exercícios tinham menor IMC (Índice de Massa Corpórea) e taxas mais baixas de colesterol do que aqueles que permaneceram sedentários durante a pesquisa.
Os cientistas acreditam que a descoberta pode ser um incentivo para pessoas que não se exercitam porque não têm tempo ou dinheiro para frequentar uma academia. Afinal, uma tarefa diária de apenas 10 minutos é algo bastante acessível, fácil de realizar e que já promove grande melhora na saúde e na perda de peso.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário