header top bar

section content

Tá com dor? Cerveja alivia mais do que analgésicos, diz estudos

1 litro de cerveja por semana tem efeito analgésico, de acordo com o estudo, equivale ao de uns 3 comprimidos.

Por Campelo Sousa

31/12/2017 às 09h22

A bebida pode reduzir níveis de colesterol, prevenir o Alzheimer e combater a gripe.

Aquela promoção de chopp em dobro no happy hour não faz bem apenas para seu bolso e para sua alma – sua saúde também agradece. Segundo pesquisadores da Universidade de Greenwich, no Reino Unido, 350 ml de cerveja tem efeito analgésico superior ao de remédios.

Nas palavras dos próprios cientistas que conduziram os estudos (em entrevista ao The Independent), funciona assim: a bebida eleva o teor alcoólico do sangue a cerca de 0,08%, “aumentando levemente o limiar de dor” e “reduzindo a intensidade dela.”

O que ainda não está claro é se o álcool reduz a dor porque age diretamente no cérebro ou porque ele reduz a ansiedade de quem bebe, fazendo-o lidar melhor com a dor.

Mas não se empolgue demais: trocar comprimidos analgésicos por cerveja toda vez que bater uma dorzinha não vai ser bom no longo prazo. Veja, por exemplo, a recomendação de consumo de álcool no Reino Unido: o ideal é que se tome, no máximo, 1 litro de cerveja por semana – cujo efeito analgésico, de acordo com o estudo, equivale ao de uns 3 comprimidos.

Super

Tags:
Recomendado pelo Google: