ESPERANÇA: Paciente volta a enxergar após realizar transplante de córnea; cirurgias são feitas na cidade de Sousa e médico faz campanha para doações: “250 pessoas estão na lista de espera”.
O primeiro transplante de córnea foi realizado na cidade de Sousa há 12 anos pela equipe do cirurgião transplantador Dr. Patrício Sarmento. Confira os detalhes aqui!
O transplante de córnea é uma cirurgia oftalmológica delicada e minuciosa capaz de devolver a visão e fazer o paciente receptor ver a luz, as pessoas, as plantas, etc. É a primeira interface que a luz atravessa. Ela permite a entrada da luz e executa dois terços das tarefas de foco, seguida da íris (área colorida do olho), e da pupila. A córnea é avascular, sendo nutrida pelo humor aquoso, pelo filme lacrimal, e por difusão de vasos presentes no limbo.
O primeiro transplante de córnea foi realizada em Sousa há 12 anos pela equipe do cirurgião transplantador Dr. Patrício Sarmento. Naquele ano, a cidade fez parte dos anais da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos- ABTO, referenciada como a primeira cidade do Brasil com menos de 120 mil habitantes a transplantar córnea.
Vários pacientes foram sucessivamente submetidos a transplante na cidade Sorriso da Paraíba, no entanto, os transplantes deixaram de ser realizados, pois não havia hospital ou serviço de saúde credenciados ao Sistema Nacional de Transplantes e que consequentemente pudessem receber o tecido transparente que nos permite enxergar.
Foram dez anos de escuridão, sem que pudéssemos devolver a visão àqueles que tanto a perseguiam até que a Clinos Oftalmologia Especializada estruturou um bloco cirúrgico moderno e aparelhado que atendesse aos requisitos do Sistema Nacional de Transplantes e novamente, com a graça de Deus, a luz da vida, pela visão pôde novamente ser devolvida a um paciente em Sousa.
No último dia 10 de junho, um dos dez pacientes que aguardam na fila para receber a córnea no município de Sousa foi agraciado pelo presente de alguém que deixou a vida, mas que também deixou a luz para um semelhante. Mais um transplante realizado com sucesso, raios de luz para quem tanto esperou e para nossa equipe médica e de enfermagem, a satisfação de podermos ser esse instrumento. Na Paraíba, mais de 250 pessoas estão na lista de espera aguardando o transplante.
“Uma lição para sermos doadores. Converse com sua família, expresse a sua vontade de doar seus órgãos. Permita que sua vida continue na vida de um semelhante”, disse Dr. Patrício.
DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário