Psiquiatra de renome nacional avalia o que deve ser feito para reduzir índice alarmante de suicídios em toda a região de Cajazeiras. ASSISTA
Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva é autora de vários livros que abordam o comportamento humano sob a perspectiva psiquiátrica e já prestou entrevistas a Jô Soares
O alto índice de casos de suicídio na região de Cajazeiras chamou a atenção de uma das principais profissionais da psiquiatria no Brasil. Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva é autora de vários livros que abordam o comportamento humano sob a perspectiva psiquiátrica e já prestou entrevistas em diversos programas de TV, inclusive no Programa do Jô, da Globo.
A convite da Livraria Universitária, ela veio a Cajazeiras palestrar para centenas de estudantes de Psicologia, e um dos temas mais abordados pelo público foi o suicídio. Para a psiquiatra, 90% dos casos de suicídio tem tratamento, sendo a base desse tratamento a observação seguida do diálogo.
“Está na hora da gente parar e observar as pessoas. Em vez de ficar nas redes sociais, observar quem está do lado, porque uma mudança de comportamento que persiste por mais de dois meses tem que ser tratada”, avalia.
Sobre a relação entre as crianças e as redes sociais da internet, Dra. Ana Beatriz disse que os pais devem tomar medidas práticas e firmes, como, por exemplo, a imposição de limites ou até mesmo a proibição em certos casos.
“Tem que exercer nosso papel de educador. É proibir mesmo. A ‘chiação’ que vem no início, depois é recompensada porque essa criança descobre que tem muito mais tempo e pode ter muito mais atividades coletivas.”
Tratamento para depressão: “É procurar ajuda em posse de conhecimento, porque somente quando a gente tem conhecimento e vai procurar ajuda, a gente qualifica e obriga o prestador de assistências a dar um tratamento melhor.”
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário