VÍDEO: Com missa e muitas homenagens, Padre Gervásio celebra aniversário de 90 anos no Seminário do IJMP
Antes da celebração foi inaugurado um monumento em honra à Nossa Senhora, em frente a sede do Instituto fundado pelo Padre Gervásio e exposta ao público uma placa comemorativa
As comemorações pelo aniversário de 90 anos do Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga foram marcadas por homenagens e a celebração da Santa Missa, na capela do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, presidida pelo arcebispo emérito na Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada pelo padre Agripino Ferreira, administrador da Diocese de Cajazeiras, além de muitos outros padres que foram abraçar o aniversariante pessoalmente.
Antes da celebração foi inaugurado um monumento em honra à Nossa Senhora, em frente a sede do Instituto fundado pelo Padre Gervásio e exposta ao público uma placa comemorativa pelos seus 90 anos de vida.
A celebração reuniu padres, familiares e amigos que expressaram em gestos concretos o carinho pelo Padre Gervásio.
LEIA TAMBÉM:
Em sua mensagem de agradecimento o padre Gervásio agradeceu aos amigos pelas homenagens e principalmente à Deus pelo dom da vida.
”Graças a Deus não é? Mas, sou gente, então tenho que dizer perdão meu Deus, e sou criatura e devo dizer me dê isso e me dê aquilo. Muito obrigado. Deus lhes pague. Obrigadíssimo. Quero agradecer a todos os benfeitores que na minha vida me ajudaram, quantos benfeitores, muito obrigado. Imaginem em 90 anos, visitando 45 países, imagem quantos benfeitores, então, muito obrigado. Rezem por mim. Obrigadíssimo”, disse o padre ao final da missa.
Neste ano de 2024, o padre Gervásio também celebra 63 anos de sacerdócio, com uma vida inteiramente dedicada à Igreja, seja a âmbito mundial, tendo em vista que participou efetivamente do Concílio Vaticano II, bem como no Brasil, como secretário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na Diocese de Cajazeiras sempre participou ativamente da vida pastoral e missionária no Sertão da Paraíba.
REGISTROS FOTOGRÁFICOS DAS COMEMORAÇÕES
BIOGRAFIA
Padre Gervásio nasceu no município de Uiraúna, no dia 19 de junho de 1934. Filho de João Adelino de Queiroga e Ana Fernandes de Queiroga, aos 12 anos tornou-se aluno do Seminário em João Pessoa. Aos 18 anos, já se encontrava em Roma onde passou 10 anos e fez Mestrado em Filosofia. Em 1973, fez Doutorado, cuja tese foi: CNBB – Comunhão e Corresponsabilidade.
Foi ordenado no dia 26 de julho de 1961, pelas mãos do Bispo Diocesano de Cajazeiras, Dom Zacarias Rolim de Moura.
É graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Foi professor fundador da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic). Como sacerdote, foi vigário em diversas paróquias, entre elas a da Catedral de Nossa Senhora da Piedade.
Padre Gervásio também foi assessor da presidência da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por 21 anos. Em 1985, fundou o Instituto Jesus Missionário dos Pobres, que passou por Brasília, Natal e, hoje, está em Cajazeiras, tendo formado dezenas de padres.
No dia 12 de outubro de 202, o Papa Bento XVI elegeu o Padre Gervásio entre os seus capelães, que passou a ser Monsenhor, representando o reconhecimento da Igreja.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário