VÍDEO: Missa em ação de graças abre comemorações do centenário do Monsenhor Luiz Gualberto em Cajazeiras
A celebração da missa em ação de graças foi presidida pelo padre Juciê Braga e concelebrada por padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque, padre Cleides Claudino, padre Manuel Paulo Costa, padre Francisco Cleides e o Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga no Instituto Jesus Missionário dos Pobres em Cajazeiras
As comemorações do centenário do Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade foram iniciadas oficialmente, nesta quinta-feira, 14 de outubro, com a celebração de uma missa restrita na capela do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, ao lado do antigo colégio diocesano Padre Rolim, em Cajazeiras.
A celebração da missa em ação de graças foi presidida pelo padre Juciê Braga e concelebrada por padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque, padre Cleides Claudino, padre Manuel Paulo Costa, padre Francisco Cleides e o Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga.
VEJA MAIS:
Os religiosos destacaram que o Monsenhor Luiz Gualberto foi um dos maiores homens que habitaram a cidade de Cajazeiras, ficando atrás apenas do Padre Inácio de Souza Rolim, um dos filhos mais ilustres de Cajazeiras.
PROGRAMAÇÃO DO CENTENÁRIO
Às 12h haverá uma live nas plataformas digitais da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL) com a participação de acadêmicos que destacarão a trajetória de vida e o legado do Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade.
13h, será exibido em cadeia de rádios, a partir da Rádio Alto Piranhas AM, um programa especial com depoimentos de amigos e familiares. Às 17h a Câmara de Vereadores de Cajazeiras, a Assembleia Legislativa da Paraíba e a Academia Cajazeirense de Artes e Letras realizarão, conjunhtamente, no auditório da FAFIC uma sessão solene que contará com a participação de convidados especiais. No mesmo ambiente será inaugurada uma exposição fotográfica inédita da vida do imortal Luiz Gualberto de Andrade.
21h a TV Diário do Sertão exibirá um documentário especial sobre a vida e obra do Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade.
UM HOMEM SANTO
O Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade foi um visionário da educação nos anos 60, 70 e 80 em Cajazeiras e região. Esteve à frente de três estabelecimentos de ensino ao mesmo tempo, o colégio Diocesano Padre Rolim, o colégio Nossa Senhora de Lourdes e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIC). Destacam-se ainda no seu currículo a direção do Liceu Paraibano, do Colégio Estadual de Pombal, da 9ª Gerência Regional de Educação, a reitoria do Seminário Nossa Senhora da Assunção, em Cajazeiras. Como vigário ele atuou nas cidades de Itaporanga, Patos, São José de Piranhas, São João do Rio do Peixe, Pombal, Santa Helena, Cajazeiras,
Como diretor do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, fundou o curso técnico profissionalizante de laboratório; e como diretor da FAFIC, implantou o curso de Enfermagem.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário