VÍDEO: Festa de Nossa Senhora da Piedade é marcada por devoção popular e clipe especial emociona fiéis
Embora o contexto da pandemia dificultasse a participação popular, muitos religiosos encontraram na Catedral de Nossa Senhora da Piedade o ‘regaço acolhedor’, destaca o bispo Dom Francisco de Sales
Os católicos viveram dias intensos de renovação da fé e acima de tudo de confiança em Deus na festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Cajazeiras e da Diocese, na edição de 2021.
Missas, novenas, peregrinações e eventos sociais marcaram a festa deste ano. Embora o contexto da pandemia dificulasse a participação popular, muitos religiosos encontraram na Catedral de Nossa Senhora da Piedade o ‘regaço acolhedor’, destaca o bispo Dom Francisco de Sales.
VEJA MAIS:
VÍDEO: No dia de Nossa Senhora da Piedade, bispo de Cajazeiras homenageia vítimas fatais da Covid-19
”Contemplemos a Virgem Santíssima neste dia e nela como de forma acabada e plena aquilo que desejamos ser na igreja, como cristãos nesse mundo. Que ela brilhe sempre entre nós como sinal de esperança e segura consolação enquanto peregrinamos nesse mundo”, exortou.
Com uma equipe dedicada e atenta aos mínimos detalhes, o padre Severino Elias agradeceu pela participação da comunidade na festa da padroeira.
”Que o dia 15 de Setembro seja um dia memorável, pensando em Nossa Senhora, em seu testemunho. Ela que pra nós é modelo perfeito de discipula, que escuta a palavra e a põe em prática”, afirmou o sacerdote.
MOTO CARREATA DA PADROEIRA 2021
Como ponto culminante da festa em 2021, católicos participaram de uma ‘moto carreata’ pelas ruas da cidade com a imagem peregrina de Nossa Senhora da Piedade reunindo carros e motos pelas princiais vias públicas do município.
Ver essa foto no Instagram
O CLIPE
Como forma de homenagear a padroeira da Diocese e de Cajazeiras, o Sistema Diário de Comunicação divulgou nesta quarta-feira (15), um clipe especial com imagens de seu acervo autoral que emociona fiéis, em sincronia com o hino da padroeira.
A DEVOÇÃO
Segundo o historiador José Antonio de Albuquerque os registros históricos revelam que tudo começou com a construção de uma pequena Casa de Oração, onde é hoje a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, consagrada a Nossa Senhora da Piedade. Essa construção foi comandada por Ana Francisca de Albuquerque (Mãe Aninha), em 1836. Ela mobilizou um grupo de mulheres na fabricação dos tijolos e ainda teve que sacrificar alguns bens para investir na obra, “com uma só porta de frente, uns oito metros de comprimento por uns seis de largura”.
Com as paredes ainda em preto, Mãe Aninha, introduziu a imagem de Nossa Senhora da Piedade, que provavelmente pertencera a seus pais, Luís Gomes e Ana Francisca. Esta imagem foi venerada no altar-mor até 1855 e se constitui numa das relíquias mais preciosas de nossa diocese, que foi substituída, provavelmente pelo Padre José Tomás de Albuquerque, por Nossa Senhora das Dores.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário