FÉ: Em Catolé do Rocha e São José da Lagoa Tapada católicos madrugam nas ruas para ‘confecção’ de tapetes para procissão de Corpus Christi
Tapetes coloridos e com símbolos eucarísticos, os fiéis capricham na confecção do material.
Duas cidades do Sertão da Paraíba, tradicionalmente preparam as cidades para o Dia de Corpus Christi, são elas: São José da Lagoa Tapada, região de Sousa e Catolé do Rocha. Celebrado neste 15 de junho, católicos acordaram cedo para preparar o caminho da procissão por passa imagem de cristo.
Tapetes coloridos e com símbolos eucarísticos, os fiéis capricham na confecção do material. Os cristãos usam geralmente pó de madeira, pó de café, sal, tinta, entre outros.
–
Em Catolé do Rocha, paroquianos de Nossa Senhora dos Remédios se reúnem na Praça Prefeito José Sérgio Maia ornamentando o espaço para a procissão.
Frei Severino Pinheiro disse ser significativo, pois é a expressão da fé na presença real de Jesus na Santa Eucaristia, além da expressão artística. “Os tapetes manifestam devoção dos católicos pela Santa Eucaristia”.
Já em São José da Lagoa Tapada, paroquianos de São José, também realizaram os preparativos para a Solenidade de Corpus Christi com a confecção dos já tradicionais tapetes em frente a Matriz. A confecção dos tapetes contou com a colaboração das pastorais e artistas da terra.
Além de mais um mero feriado no calendário brasileiro, Corpus Christi, que tudo foi transformado a partir de 2012 por um projeto de Naldo Sousa, quando chegou de Brasília onde lá participava na catedral de Brasília do projeto de confecção dos tradicionais tapetes.
DIÁRIO DO SERTÃO com Vídeo da TV Alsol e fotos do Whatsapp
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário