A lealdade a uma marca online está supervalorizada e ou agora é melhor pesquisar?
Mas com tantas alternativas de e-commerce disponíveis, nos perguntamos: o quanto realmente vale a fidelidade à uma marca?

Não há dúvidas de que o e-commerce se tornou uma tendência digital que dominou o cenário global, com um crescimento incomparável que, segundo estimativas, pode alcançar a marca de US$ 6,8 trilhões em 2025. Isso criou um universo de possibilidades, expandindo as opções de compra além das das lojas e pontos de venda físicos.
Mas com tantas alternativas de e-commerce disponíveis, nos perguntamos: o quanto realmente vale a fidelidade à uma marca? Claro, ser leal a uma única plataforma tem seus benefícios, como maior certeza sobre a qualidade do serviço, recompensas e um nível maior de comodidade. Mas, e se você estiver abrindo mão de melhores ofertas ao fazer essa escolha?
Existem muitos pontos que valem a pena avaliar. E, aqui, vamos analisar as vantagens e desvantagens para te ajudar a tomar a melhor decisão ao fazer compras online.
O que realmente significa lealdade a uma marca?
A lealdade à marca não é algo novo. Na verdade, essa lealdade tem sido a meta dos profissionais de marketing no último século: criar um vínculo direto com seus consumidores, fortalecendo o apego acima das marcas concorrentes, mesmo quando existirem alternativas mais baratas ou objetivamente melhores.
Em sua definição mais básica, a lealdade à marca consiste em três aspectos: hábito, confiança e vínculo emocional entre a marca e o consumidor.
Embora a essência continue a mesma, as bases da lealdade à marca mudaram com a chegada das plataformas digitais. Independentemente do setor, essa mudança obrigou os vendedores a irem além para competir pela fidelidade de seus clientes. No entanto, isso não se aplica apenas às plataformas de e-commerce em si, mas a todo tipo de serviço digital.
Talvez o exemplo mais claro sejam os Programas de Fidelidade de Cassinos. Com eles, alguns cassinos e sites de apostas online recompensam seus usuários com um sistema de pontos em função das atividades dos usuários na plataforma. Quanto mais apostam em jogos de cassino online, mais pontos acumulam, sobem de nível e desbloqueiam outros bônus, prêmios e benefícios adicionais.
Agora, se falamos de compras online, esse modelo se tornou mais complexo nos últimos anos. Além de assinaturas e sistemas de pontos, as marcas digitais também precisam investir na otimização da experiência do usuário, seja com recomendações personalizadas ou mensagens baseadas em preferências específicas. Tudo com um objetivo claro: fortalecer a relação com o cliente.
Vantagens e desvantagens de ser leal à uma marca online
Se olharmos para esse cenário do ponto de vista do cliente, a fidelidade a uma marca online oferece vários benefícios, mas também pode trazer alguns limites. Embora isso varie muito de uma marca para outra, podemos revisar algumas vantagens e desvantagens gerais que você pode esperar ao ser leal a uma marca. Vamos dar uma olhada nelas.
Vantagens de ser leal à uma marca online
● Familiaridade e segurança: ao conhecer uma marca, você já sabe o que esperar, conhece os processos, prazos de entrega e cada um dos aspectos que compõem o processo de compra.
● Programas de fidelidade: muitas marcas online recompensam seus clientes frequentes com descontos exclusivos, prêmios ou acesso antecipado a lançamentos de produtos.
● Experiência de usuário otimizada: ao ser um cliente frequente, é possível que algumas marcas ofereçam uma experiência de compra personalizada, além de entregas mais rápidas, suporte prioritário, entre outros benefícios.
● Todas as compras em um só lugar: se você for fiel a uma marca, dependendo do tipo de marca, pode comprar tudo o que precisa em uma única transação.
Desvantagens de ser leal à uma marca online
● Você pode perder melhores preços de outras marcas: ao se prender a uma marca, é possível que você esteja deixando de lado alternativas que talvez ofereçam uma melhor relação custo-benefício.
● Menos inovação e variedade: assim como acontece com os preços, escolher apenas uma marca pode te limitar em opções de compra, variedade e produtos mais novos.
A outra face da moeda: comparar e comprar em diferentes sites
Embora seja claro que a fidelidade a uma marca traga alguns benefícios e um certo nível de conveniência, também é possível comparar preços e avaliações de diferentes marcas na hora de fazer compras. Embora isso exija um trabalho extra de pesquisa, você pode se basear em plataformas especializadas e marketplaces que permitem comparar as principais diferenças entre diversas marcas de um mesmo produto ou serviço.
Na prática, isso dá maior flexibilidade ao comprador em termos de variedade de produtos e preços disponíveis, além de também ajudar a descobrir novas marcas ou economizar algum dinheiro.
Mas atenção: se você prefere comprar em diferentes sites, é importante fazer isso apenas em sites confiáveis e com boa reputação, além de verificar se os métodos e opções de pagamento são realmente convenientes para você. No Brasil, por exemplo, o país latino com o setor de e-commerce mais valioso, a segurança se tornou um elemento crucial, depois que metade dos brasileiros foi exposta a algum tipo de fraude financeira em 2024. Isso aconteceu por diferentes tipos de golpe, incluindo mensagens fraudulentas de plataformas duvidosas, então é sempre importante pesquisar bastante antes de comprar.
Conclusão: é melhor ser leal a uma marca online ou é melhor comprar em diferentes sites?
O e-commerce teve um crescimento impressionante e não há nenhum sinal de que esse cenário vai mudar. Por isso, com tantas plataformas e marcas online disponíveis, vale a pena se questionar o quão valioso é se prender e ser leal a uma marca.
Não há uma resposta única, e tudo depende do que cada site oferece e de quais são suas prioridades como consumidor. Você pode preferir a tranquilidade e os benefícios que uma marca digital já conhecida oferece, mas ainda assim não custa nada comparar outras alternativas de vez em quando.
Em nossa experiência, não há nada de errado em ser leal às marcas em que você confia, mas também pode ser conveniente deixar a porta aberta para explorar novas alternativas que talvez ofereçam maior flexibilidade de preços e variedade de produtos, uma experiência de compra mais fluida ou, até mesmo, uma qualidade superior.
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