header top bar

section content

PV aprova na convenção candidatura de Marina Silva à Presidência

No discurso que durou cerca de 50 minutos, Marina Silva disse que o Brasil ainda não oferece oportunidades iguais para todos e apontou a melhoria da educação como um dos principais desafios do país.

Por

11/06/2010 às 07h21

A primeira candidata oficial, a senadora Marina Silva fez o seu primeiro discurso após ter a candidatura à Presidência da República formalizada na convenção do Partido Verde, em Brasília, na tarde desta quinta-feira, dia 10. A convenção do PV aprovou também o nome do empresário Guilherme Leal para concorrer a vice-presidência.

No discurso que durou cerca de 50 minutos, Marina Silva disse que o Brasil ainda não oferece oportunidades iguais para todos e apontou a melhoria da educação como um dos principais desafios do país. Disse que 25 milhões deixarem a pobreza é um feito importante, mas que é preciso mais oportunidade. Segundo ela 18% de jovens brasileiros são analfabetos e "graças a educação minha vida mudou". Lembrou quando era adolescente analfabeta: "eu sei o que é ver pela metade”.

Demonstrando coerência no discurso, a candidata falou das conquistas do Brasil nos últimos anos como: a democracia, o crescimento do PIB em 9% no 1º trimestre, com os gráficos do excelente desempenho econômica do Brasil na Era Lula. Na análise positiva citou também Fernando Henrique Cardoso. Disse que não tem dificuldade de reconhecer méritos de outros governos, mas nem por isso quando fazia parte da equipe do governo, disse que não fez o discurso do ‘sim senhor’.

De fato, nesse aspecto ninguém pode falar o contrário. Um dos pontos de enfretamento da então ministra do ambiente com a cúpula do governo Lula foi exatamente às questões ambientais. Para Marina, desastres ambientais não são fatalidades e sim falta de ética e de estratégia de prevenção. Na convenção do PV ela defendeu a economia de baixo carbono "a que vai produzir mais, destruindo menos".

Em Campanha
A candidata do PV prometeu que vai ampliar o programa Bolsa Família e defendeu uma nova forma de fazer política, com transparência. Aproveitou para mandar alguns recados como "não é fazer para os pobres. É fazer com os pobres". Marina disse que o povo vai revogar o plebiscito – entre Dilma e Serra, como propõe Lula. E se coloca como alternativa e conclamou: "o povo pode fazer a primeira mulher, negra, presidente da Republica do Brasil". Marina Silva encerra seu discurso na Convenção do PV afirmando que estará no segundo turno.

EDILEIDE VILAÇA do DIÁRIO DO SERTÃO
Especial de João Pessoa

Tags:
Recomendado pelo Google: