header top bar

section content

Paraíba deverá ter cerca de 400 candidatos nas eleições 2010

Deverão ser cinco candidatos a governador, cinco candidatos a vice-governador, 10 ou 11 candidatos a senador, com seus 20 ou 22 suplentes, e

Por

02/07/2010 às 08h00

Cerca de 400 candidatos vão disputar as eleições deste ano na Paraíba. Deverão ser cinco candidatos a governador, cinco candidatos a vice-governador, 10 ou 11 candidatos a senador, com seus 20 ou 22 suplentes, e aproximadamente 350 postulantes a vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa.

 Muitos partidos já liberaram ontem a relação de seus candidatos. Foram os casos, por exemplo, do PMDB, que terá 15 candidatos a deputado federal e 27 candidatos a deputado estadual. O PT apresentará sete candidatos a deputado federal e 25 candidatos a cadeiras na Assembleia. O PTB informou que registrará cinco candidatos a deputado federal 11 a deputado estadual.

Outro partido que já definiu seu quadro de candidatos foi o PR, do deputado Wellington Roberto. Serão cinco candidatos à Câmara Federal e apenas seis a deputado estadual.

Na oposição, o PSDB lançará oito candidatos à Câmara e 16 a deputado estadual. O DEM se estruturou para apresentar apenas cinco candidatos a deputado federal e uma lista de 11 postulantes à vaga na Assembleia.

O PSB, partido do ex-prefeito Ricardo Coutinho, terá seis candidatos a deputado federal e 15 candidatos a deputado estadual.

O PDT do deputado Damião Feliciano tem um grupo de quatro candidatos a Câmara e apenas três candidatos à Assembleia Legislativa. Já o PP apresentará três candidatos a deputado federal e 10 candidatos a deputado estadual.

Pequenos na disputa
Os pequenos partidos também decidiram apresentar grande quantidade de candidatos à Câmara e à Assembleia. O PHS, por exemplo, apresentará quatro candidatos a deputado federal e cinco a deputado estadual. O desconhecido PRTB tem quatro candidatos a deputado federal e sete a deputado estadual. O Partido Comunista Brasileiro (PCB) também terá candidatos a deputado federal (dois) e a deputado estadual (nove). Já o Partido Comunista do Brasil (PC do B) apresentará três candidatos a deputado federal e seis candidatos a deputado estadual.

O PSL do deputado Tião Gomes entrará na disputa com disposição de enfrentar até as grandes legendas. Está apresentando 16 candidatos a deputado estadual e quatro a deputado federal. O PSC tem nove candidatos à Assembleia e três candidatos a deputado federal.

PSOL
O PSOL, que terá o professor Nelson Júnior como candidatos a governador, apresentará nove candidatos a deputado federal e 12 candidatos a deputado estadual.

Outros partidos ainda discutiam no início da noite de ontem a composição de suas chapas à Câmara e à Assembleia Legislativa. Alguns precisam fazer cortes nas relações. Outros precisavam ocupar as vagas destinadas às mulheres. Todas as listas precisam, no entanto, estarem compostas até segunda-feira, quando se encera o prazo para registro de candidaturas.

Josival Pereira e Adriana Rodrigues
Do Jornal Correio da Paraíba

Tags:
Recomendado pelo Google: