header top bar

section content

No Senado, Vitalzinho defenderá conclusão das Várzeas de Sousa e ramal da Transnordestina

Vitaltalzinho disse não ter dúvida de que o projeto, considerado a redenção do Sertão, será efetivamente inaugurado na futura gestão de Maranhão.

Por

21/09/2010 às 10h40

O candidato ao Senado Federal pela Coligação Paraíba Unida Vital do Rego Filho, Vitalzinho (PMDB) declarou nesta segunda-feira (20) que está empenhado em multiplicar os esforços para a conclusão do projeto das Várzeas de Sousa. Segundo ele, este “grande projeto de irrigação foi idealizado pelo saudoso ex-governador Antônio Mariz, iniciado no governo José Maranhão e abandonado no governo passado”.

Ele lembrou que o projeto foi concebido para viabilizar atividades que beneficiem produtores que praticam a agricultura familiar e empresários que se destinam a exploração agropecuária. “Ou seja, ele nasceu com a finalidade de promover o desenvolvimento da região oeste do Estado, entre os Municípios de Sousa e Aparecida”.

Vitalzinho disse não ter dúvida de que o projeto, considerado a redenção do Sertão, será efetivamente inaugurado na futura gestão de José Maranhão. “E nós, no Senado Federal, vamos apoiar o governador, trazendo recursos para a concretização definitiva do Várzeas de Sousa”, disse.

Transnordestina
Vitalzinho também se comprometeu em apoiar o projeto de construção do ramal da Ferrovia Transnordestina, que quando estiver pronta vai interligar o Sertão ao Litoral da Paraíba. “O nosso ramal sairá de Cajazeiras, passará por Sousa, Patos e outras cidades paraibanas, chegando a Cabedelo”, disse.

Vitalzinho lembrou, ainda, que a Paraíba havia ficado de fora do projeto inicial, mas o governador Maranhão, ao assumir o Estado, comprou a “briga” e reivindicou diretamente ao presidente Lula e à então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a inclusão do Estado no projeto.

Ele lembrou que a Transnordestina terá grande importância na economia do Estado, pois através dela serão escoados todo mineral paraibano, os produtos hortifrutigranjeiros e as demais riquezas da região. “É uma luta nossa, uma luta junto à presidente Dilma, junto ao governador José Maranhão. Compromisso de Vitalzinho, seu senador”.

PAP
No seu Plano de Ações Parlamentares – PAP, Vitalzinho já havia assumido o compromisso de defender a construção de um Ramal da Transnordestina, envolvendo Cajazeiras, Sousa e Campina Grande, até Cabedelo, beneficiando as principais atividades econômicas da região, como a Fruticultura, Mineração e Agricultura.

No mesmo Plano, ele lembra que o setor de minérios se coloca como uma das principais vocações econômicas do Estado, não apenas pela abrangência do minério (encontrado em todas as regiões) ou diversidade (39 tipos), mas pela possibilidade de gerar emprego e renda em dezenas de municípios paraibanos encravados no semi-árido. “Daí a importância da Transnordestina”, afirma.

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: