header top bar

section content

Veja: Ministério Público pede impugnação de várias coligações na cidade de Sousa e região; Lista completa

Promotores apresentaram nesta quarta, várias ações de pedidos de impugnação de candidaturas a vereador, prefeito e coligações na região.

Por

12/07/2012 às 16h14

Os Promotores da 63ª Zona Eleitoral da cidade de Sousa, Dr. Fernando Andrade, e da 35ª Zona Eleitoral, Dr. Valfredo Alves Teixeira, apresentaram nesta quarta-feira (11), várias ações de pedidos de impugnação de registro de candidaturas a vereador, prefeito e coligações na região.

Segundo informações, na cidade de Sousa, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou um pedido de impugnação da coligação “Unidos por Sousa I” formada pelos partidos PMDB, PT, PSC, PR e PTC. Por outro lado, o Diretório Estadual do PT apresentou um pedido de impugnação da coligação “Sousa para Todos” formada pelos partidos PT, PT do B, PV e PC do B.

Entretanto, informações dão conta de que o Ministério Público Eleitoral indeferiu um dos pedidos e no entendimento do promotor Valfredo Alves Teixeira é valida a participação do PT na coligação encabeçada pelo PMDB.

Na cidade de Vieirópolis, foram pedidas as impugnações dos registros de três candidatos a vereadores da coligação “Vieirópolis no rumo certo”. A primeira delas, Ana Alves de Oliveira está comprometida por falta de comprovação de filiação partidária. Já Francisco Assis Abrantes, conhecido como Dá de Antônio Emídio, está comprometido por falta de quitação eleitoral, ou seja, possivelmente o candidato não votou em um dos turnos do pleito de 2010 e não justificou a ausência até o pedido de registro da candidatura. O candidato José Soares Duarte, conhecido como Zé de Babão, de acordo com o Ministério Público, ainda consta ausência de filiação do candidato a partido político, apesar do Tribunal Regional Eleitora já ter decido sobre o caso.

Na cidade do Lastro, a coligação “Unidos por Amor ao Lastro” tem problemas com o candidato a vereador Francisco Ancelio Trigueiro de Lima, conhecido como Célio dos Correios. O motivo seria problemas com a certidão de antecedentes criminais tirada no Tribunal de Justiça da Paraíba.

Em Aparecida, na coligação “A vontade do Povo”, a candidata Janaina Juvêncio Ferreira Alves não apresentou certidão de antecedentes criminais.

Em Nazarezinho, na “Coligação Socialista Democrática Ambientalista”, a candidata Amanda Patricio Ribeiro apresentou filiação partidária fora do prazo para registro de candidatura. De acordo com o Ministério Público, a candidata apresentou ficha de filiação ao Partido Verde datada do dia 10 de novembro de 2011, ou seja, menos de um ano antes da eleição. A legislação eleitoral exige cadastro partidário com mais de um ano.

Na cidade de Marizópolis, o candidato a prefeito José Vieira da Silva responde duas ações que foram impetradas pelo Ministério Público e tiveram como fundamentos a reprovação de contas pelo Tribunal de Contas do Estado-Paraíba, e convênios pelo Tribunal de Contas da União, além de condenação pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Outra ação foi apresentada pelo candidato a vereador Antônio Carlos Alvino que tem os mesmos fundamentos das ações apresentadas pelo representante do Ministério Público.

O candidato a vereador, Célio Macário também entrou na lista por ausência de filiação partidária. Rodrigo Rodolfo de Melo também possui ação apresentada pelo Ministério Público tendo como motivo reprovação de contas junto ao TCE-PB, quando exerceu o cargo de presidente do Instituto de Previdência (IPAN) de Marizópolis.

A cidade de São Francisco, com a coligação “Forte é o povo” formada pelos partidos PMDB, DEM, PSDB e PSD, junto com a cidade de São José da Lagoa Tapada com a coligação “Mudança Já” formada pelos partidos PP, PTB, PMDB, PSDB e a coligação “Juventude e Força” formada pelos partidos PMDB e PR da cidade do Lastro respondem a ações de impugnações contra coligações que desrespeitaram o limite de 30% de vagas a serem ocupada por mulheres.

Ouça áudio da 104 FM.

DIÁRIO DO SERTÃO com informações de Leonardo Alves
 

Tags:
Recomendado pelo Google: