header top bar

section content

Diretor da Consult explica mudança no quadro eleitoral para prefeito de Sousa

O diretor disse que apesar da diferença entre candidatos, a campanha não está definida, pois existe 10% de indecisos, o que pode virar o jogo.

Por

25/09/2012 às 17h26

O diretor da Consult/Correio, Paulo de Tarso apresentou nesta terça-feira (25) sua análise com a relação a última pesquisa para prefeito e vereador divulgada nesta segunda-feira (24) na cidade de Sousa. De acordo com Paulo, apesar dos números terem apontado uma diferença de 8,6% entre Lindolfo Pires (DEM) e André Gadelha (PMDB), a campanha na cidade não está definida.

Segundo o diretor do instituto, existe uma porcentagem de 10% de indecisos, o que pode virar o jogo. Ele citou também como fator importante neste pleito, o fato de 10% dos eleitores de André Gadelha afirmar que podem mudar de candidato. Segundo ele, cerca de 8% dos eleitores de Lindolfo afirmaram que também podem mudar de voto. “Ainda tem muita coisa a ser concretizada e o jogo ainda pode virar”, disse ele.

Credibilidade
Durante entrevista, o diretor da Consult/Correio foi perguntado com relação a credibilidade das pesquisas paraibanas, levando em consideração os erros em 2010 quando da campanha para Governador, onde Ricardo Coutinho (PSB) venceu José Maranhão (PMDB) apesar dos institutos dizerem o contrário.

O caso também foi comparado a cidade de Sousa, pois, no mês de agosto, uma pesquisa do instituto Ipesp, encomendada pelo Jornal da Paraíba apontou André Gadelha como vencedor com 11% na frente de Lindolfo Pires. Após um mês, a pesquisa Consult/ Correio apresentou uma diferença de 8%, dessa vez com Lindolfo como primeiro colocado.

O diretor Paulo explicou que não pode comparar os números de sua pesquisa aos de outro instituto, pois cada um tem sua metodologia. Ele atribuiu a mudança no quadro eleitoral ao aquecimento da campanha. De acordo com ele, no mês de agosto os eleitores ainda estavam frios com relação às eleições, entretanto, com a proximidade da votação o quadro reverteu. “Há um mês atrás tínhamos um retrato, hoje já é outra coisa”, disse ele.

Paulo de Tarso lembrou ainda que, na última campanha municipal em Sousa, no ano de 2008, as pesquisas apontaram que Tyrone não venceria o pleito e, segundo ele, o jogo virou dentro de 15 dias. “As coisas mudam rapidamente, foi como aconteceu também na campanha para Governador quando todos os institutos erraram”, concluiu.

Ouça áudio da Líder FM.

Veja também: Com 47,2% Lidolfo Pires lidera pesquisa para prefeito na cidade de Sousa; Veja números

Lafayette lidera pesquisa para vereador em Sousa; 32% estão indecisos. Tabela!

DIÁRIO DO SERTÃO
 

Tags:
Recomendado pelo Google: