header top bar

section content

VÍDEO: Baba Jonatas faz previsões para Chico Mendes, Zé Aldemir, Júnior Araújo e Larúcia Sá em 2026

Excesso de conflitos, falta de estratégia e emoções mal controladas podem pesar contra alguns nomes na disputa eleitoral do próximo ano

Por Priscila Tavares

26/12/2025 às 17h36

O sacerdote do culto tradicional africano Baba Jonatas divulgou previsões políticas envolvendo deputados estaduais da Paraíba e nomes que pretendem disputar vagas na Assembleia Legislativa nas próximas eleições. As análises foram feitas por meio do jogo de búzios e trazem alertas, conselhos e projeções para algumas lideranças do Sertão.

Chico Mendes: reeleição é praticamente certa, mas cuidado com a arrogância

Segundo o jogo de búzios do Baba Jonatas, o deputado estadual Chico Mendes tem tudo para conquistar a reeleição. De acordo com o sacerdote, ele está preparado e no caminho certo para permanecer no cargo. No entanto, recebeu um alerta importante: o excesso de arrogância pode atrapalhar acordos políticos.

“O que está freando os acordos políticos dele é a concepção de que ele se acha mais inteligente que os outros”, afirmou Jonatas. Para o sacerdote, Chico Mendes é, de fato, um homem inteligente, mas precisa usar essa qualidade a seu favor, evitando atitudes de prepotência que podem gerar prejuízos políticos.

“O que trava ele [Chico Mendes] é ele se achar mais inteligente que as outras pessoas, com isso ele acaba tendo prejuízos na política”, finalizou o sacerdote.

Chico Mendes (Foto: Divugação/ Redes sociais)

Zé Aldemir: inteligência e boa capacidade de gestão, mas o perfil “briguento” pode comprometer o projeto político

Sobre o ex-prefeito de Cajazeiras e pré-candidato a deputado estadual, Zé Aldemir, Baba Jonatas destacou a capacidade de gestão e a inteligência do político. No entanto, apontou que o perfil combativo e os embates constantes podem comprometer seu projeto eleitoral.

“Se ele parar de brigar, pode sim ser eleito deputado estadual em 2026”, disse o sacerdote. Caso contrário, o alerta é claro: conflitos desnecessários podem gerar muitos inimigos e afastar possíveis aliados. Jonatas também recomendou cautela com palavras e declarações públicas, que podem ser usadas contra ele no cenário político.

“Ao invés de sair brigando com as pessoas, faça acordos; quanto mais ele briga com as pessoas, mais vai deixando as pessoas com receio”, apontou os búzios.

Zé Aldemir (Foto: Divugação/ Redes sociais)

Júnior Araújo: conflitos emocionais colocam reeleição em risco

A situação mais delicada, segundo a previsão, é a do deputado estadual Júnior Araújo. Baba Jonatas analisou, pela “caída dos búzios”, que o parlamentar demonstra medo da eleição e enfrenta conflitos emocionais que estão impactando diretamente sua atuação política.

“O agir pela emoção está distanciando ele das pessoas”, avaliou. De acordo com o sacerdote, a reeleição não está garantida no momento. Para reverter esse quadro, Júnior Araújo precisaria adotar uma postura mais estratégica, com maior controle emocional e atitudes mais sólidas. “Ele corre o risco de perder as eleições por causa das emoções”, alertou.

Segundo os búzios, para Júnior conseguir se reeleger ele precisa ser muito estratégico e ter controle emocional muito acentuado.

Júnior Araújo (Foto: Divugação/ Redes sociais)

Larúcia Sá: futuro promissor, mas não agora

Já em relação a Larúcia Sá, Baba Jonatas afirmou que ela ainda está em um processo inicial de construção política. Segundo ele, a pré-candidata precisa amadurecer melhor suas ideias, estruturar um projeto político mais consistente e apresentar um plano de governo mais claro e detalhado.

“Ifá diz que ela está gestando uma carreira política, e isso leva tempo”, explicou. A previsão aponta que Larúcia não deve se eleger nesta disputa, mas tem grandes chances em uma candidatura futura.

Larúcia Sá (Foto: Divugação/ Redes sociais)

Quem vence?

De forma geral, Baba Jonatas concluiu que, no cenário político atual, permanecerá no poder quem agir com mais racionalidade, frieza emocional e preparo intelectual. Para ele, o equilíbrio entre estratégia, diálogo e controle emocional será decisivo nas próximas eleições.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: