header top bar

section content

Márcio Roberto é o deputado mais improdutivo da Assembleia Legislativa, aponta levantamento com dados públicos

O estudo ressalta que o ranking tem caráter subjetivo e visa apenas facilitar a compreensão da atuação parlamentar pela população, utilizando informações extraídas do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)

Por José Dias Neto

09/12/2025 às 21h28

Márcio Roberto. Foto: ALPB

Um levantamento realizado pelo portal Polêmica Paraíba, com base em dados oficiais da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),(clique aqui e veja os números detalhadamente)  mostra a produtividade dos deputados estaduais nos meses de julho, agosto e setembro. A análise, que avaliou seis critérios objetivos como produção legislativa, assiduidade e impacto social das propostas, resultou em um ranking de desempenho onde Márcio Roberto, Tião Gomes e Anderson Monteiro estão entre os mais improdutivos.

O estudo ressalta que o ranking tem caráter subjetivo e visa apenas facilitar a compreensão da atuação parlamentar pela população, utilizando informações extraídas do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

  • O pior desempenho: Márcio Roberto

Na lanterna do ranking, o deputado Márcio Roberto obteve a nota final de 1,58. Seu desempenho foi significativamente baixo em praticamente todos os indicadores de produção.

Ele registrou zero matérias apresentadas e zero propostas de impacto social, resultando em nota 0 em dois critérios cruciais.

Sua assiduidade também foi a mais baixa: apenas 2 presenças em 12 sessões ordinárias, e a mesma frequência na Ordem do Dia.

O parlamentar realizou apenas 2 pronunciamentos ao longo dos três meses analisados.

  • Tião Gomes: Assiduidade Sem Produtividade

O deputado Tião Gomes ficou na segunda pior posição, com nota final de 3,69. O que mais chama a atenção em seu resultado é o contraste entre sua assiduidade e sua produção. Tião Gomes alcançou a nota máxima (10) em presença na Ordem do Dia e alta pontuação em sessões ordinárias (9,16), demonstrando comparecimento.

No entanto, ele também obteve nota 0 nos critérios de Projetos de Lei Ordinária (PLO) e propostas de Impacto Social, o que puxou drasticamente sua média para baixo.

  • Anderson Monteiro: Zero em Iniciativa Legislativa

Com a nota final de 4,74, Anderson Monteiro completa o trio de piores desempenhos do levantamento.

Assim como os dois primeiros colocados, o deputado não apresentou Projetos de Lei Ordinária nem propostas focadas em áreas sociais, recebendo nota 0 em produção legislativa e impacto social.

Sua nota de discursos na tribuna (5) ficou na metade da meta estabelecida (10 pronunciamentos).

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: