header top bar

section content

VÍDEO: Dr. Jarques sugere que municípios invistam em cursos técnicos e regionalizem suas potencialidades

Ex-prefeito de São Bento e pré-candidato a deputado estadual respondeu o que os municípios do Alto Sertão paraibano devem fazer para reduzir a dependência do poder público e dos programas sociais

Por Luis Fernando Mifô

10/11/2025 às 17h56 • atualizado em 10/11/2025 às 19h18

O que os pequenos municípios do Alto Sertão paraibano devem fazer para reduzir a dependência do poder público e dos programas sociais? Essa foi a indagação do radialista F. Diassis ao ex-prefeito de São Bento e pré-candidato a deputado estadual Dr. Jarques Lúcio (PSB) no programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, nesta segunda-feira (10).

Dr. Jarques indicou que a primeira estratégia deve ser investir na vocação econômica e regionalizá-la, ou seja, fazê-la alcançar comércios externos, como São Bento faz com a produção têxtil. Esse investimento específico fez o município ficar conhecido como “a capital mundial das redes”, produção responsável, inclusive, por exportação para outras estados.

“É você trabalhar com a potencialidade e regionalizar. Isso faz com que se gere emprego e rende. O Estado e o Município podem incentivar, tanto em áreas para que se construa indústria, como em possibilidade de financiamento para que a potencialidade possa, de fato, gerar emprego e renda para que a pessoa possa sair das dependências”.

São Bento, na Paraíba, é conhecida como “a capital mundial das redes” (Foto: Reprodução)

Segundo o ex-prefeito, os investimentos em cursos técnicos profissionalizantes durante seus dois mandatos em São Bento reduziu o número de famílias inscritas no auxílio federal Bolsa Família e colocou cerca de 1.500 pessoas no mercado de trabalho em 4 anos.

“Quando você coloca a política pública regionalizada para as suas potencialidades, você dá um grande salto. Quando a gente fortalece as potencialidades regionais buscando alternativas, nós fazemos, sim, a transformação e tira a população dessa maior dependência do poder público”.

ENTREVISTA COMPLETA COM DR. JARQUES LÚCIO

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: