header top bar

section content

VÍDEO: Federação decide por tese de Efraim, que manda recado a quem antecipou data: “Começou perdendo”

O senador Efraim Filho afirmou que a convenção nacional da federação União-Progressista valida sua tese a respeito da escolha dos líderes em cada estado, especialmente na Paraíba

Por Luis Fernando Mifô

19/08/2025 às 16h37 • atualizado em 19/08/2025 às 16h47

O senador Efraim Filho (União Brasil-PB) afirmou que a convenção nacional da federação União-Progressista, que aconteceu na manhã desta terça-feira (19), valida a sua tese a respeito da escolha dos líderes da federação em cada estado. No caso da Paraíba, Efraim defende que o comando deve ser estabelecido “a partir da força política real de cada liderança, avaliada no tempo certo e, além do regional, no cenário nacional.”

A reunião de hoje em Brasília oficializa a criação de um dos maiores blocos partidários do país e estabelece, dentre outras definições, que as situações de impasse da federação nos estados, incluindo o caso da Paraíba, considerado um dos mais complexos, só deverão ser decididas em abril de 2026.

O líder do União-PB já vinha declarando que 2025 seria um ano de “travessia, muito trabalho, observação e diálogo para construção de alianças”.

Efraim (no centro) durante a convenção da federação União-Progressista (Foto: Divulgação)

Recentemente, Efraim anunciou aliança com grupos da direita e centro-direita – a exemplo dos bolsonaristas -, considerados por ele aliados importantes na corrida sucessória ao governo do estado e que compartilham do mesmo posicionamento nacional do senador paraibano, de oposição ao governo estadual e federal.

Já alinhado com o presidente do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, Efraim tem trabalhado para unir os grupos da direita e da centro-direita em um projeto unificado.

Com as definições da federação de hoje, Efraim manda um recado ao grupo do deputado federal Agnaldo Ribeiro (PP) visando as eleições de 2026.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: