Nas ruas de Cachoeira dos Índios, cidadãos celebram visita de Lula e entrega de barragem da Transposição
A inédita visita do presidente alterou o cotidiano de Cachoeira dos Índios. Lula inaugurou o Trecho I do Ramal do Apodi da Transposição do Rio São Francisco
A inédita visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (28) alterou o cotidiano pacato do pequeno município de Cachoeira dos Índios, localizado no Alto Sertão da Paraíba, cuja população é de 9.151 habitantes, de acordo com o Censo 2022 do IBGE. Lula inaugurou o Trecho I do Ramal do Apodi, da Transposição do Rio São Francisco, que abastece a Barragem do Redondo, na zona rural de Cachoeira dos Índios. A presença do presidente atraiu dezenas de autoridades e centenas de curiosos.
No Centro da cidade, seu Francisco Pereira, conhecido como Nêgo Chico, de 90 anos, disse à TV Diário do Sertão que a visita de Lula é “a coisa mais bonita” que aconteceu em Cachoeira dos Índios.
“Eu estou me sentindo bem. Eu achei bonito ele vir aqui. Só ele que fez isso no mundo, dar de comer à nação. Os outros governos não davam de comer à nação”, falou o idoso, que não poderá ver o presidente de perto por questões de saúde.
LEIA TAMBÉM:
O mototaxista Erlan ressaltou que a Barragem do Redondo será crucial para abastecer a região em tempos de estiagem e de quadras chuvosas irregulares, haja vista a agricultura familiar ser uma das principais fontes de renda em Cachoeira.
Dona Camila, comerciante do varejo, disse que a visita de Lula já foi suficiente para movimentar o comércio. Ela torce para que as águas da Transposição sejam bem utilizadas no desenvolvimento da região. “Espero que tenha um bom proveito, que o pessoal possa cultivar, que possa fazer um bom proveito da água que está vindo pra gente”, disse.
Ramal do Apodi
Com 115,5 km de extensão, a estrutura liga a Barragem Caiçara (PB) à Barragem Angicos (RN), com vazão projetada de 40 m³/s. A obra, iniciada em 2021, está 74,83% concluída e tem entrega total prevista para outubro de 2026, com investimento de R$ 1,45 bilhão. Quando finalizado, o ramal atenderá cerca de 750 mil pessoas em 54 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
CAMINHO DAS ÁGUAS — A transposição do Rio São Francisco é considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil e da América Latina. Foi idealizada e iniciada no primeiro governo do presidente Lula, com a meta de beneficiar 12 milhões de pessoas em 390 municípios e 294 comunidades rurais. O projeto foi oficialmente lançado em junho de 2007, após décadas de debates sobre a necessidade de levar as águas do “Velho Chico” para regiões historicamente castigadas pela escassez de água. Foram iniciadas as principais frentes de trabalho nos dois grandes eixos – Norte e Leste -, consolidando sua autoria e compromisso com o desenvolvimento social e econômico do semiárido nordestino.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário