header top bar

Quarta-feira 16/abr 23:25h

section content

VÍDEO: Carlos Lupi faz balanço da Previdência e diz que virá à Paraíba homenagear Wilson e Lúcia Braga

Em entrevista exclusiva para a Rádio Conceição FM, ao lado do ex-prefeito de Conceição, Alexandre Braga, o ministro da Previdência Social recordou a atuação política do conceiçãoense Wilson Braga, que foi deputado federal, governador da Paraíba e uma das figuras históricas do PDT

Por Luis Fernando Mifô

11/04/2025 às 17h35 • atualizado em 11/04/2025 às 17h55

Em entrevista exclusiva para o programa Café com Notícias, da Rádio Conceição FM, apresentado pelo radialista F. Diassis, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, fez um balanço dos dois anos em que está à frente da Pasta e recordou a atuação política do conceiçãoense Wilson Braga (falecido em 2020), que foi deputado federal, governador da Paraíba e figura histórica do PDT.

Lupi prestou a entrevista direto de Brasília, ao lado do ex-prefeito de Conceição, Alexandre Braga, sobrinho de Wilson. O ministro informou que virá a Paraíba em breve e fará uma homenagem ao casal Wilson Braga e Lúcia Braga – que também foi deputada federal filiada ao PDT e também faleceu em 2020.

Ao avaliar seus dois primeiros anos como ministro da Previdência, Carlos Lupi disse que o primeiro desafio foi “arrumar a casa que estava destruída”. Embora ainda precise melhorar os serviços, ele disse que o balanço é positivo.

“Quem acha que já fez tudo, não alcança o que precisa fazer a mais. Nós estamos sempre tentando melhorar a Previdência. São mais de 40 milhões e 600 mil brasileiros e brasileiras que têm benefícios; mais de 78 bilhões de reais investidos todo mês. Eu costumo dizer que a Previdência não é gasto, é investimento, porque é um dinheiro que vai para quem precisa; e quem precisa desse dinheiro, compra, paga conta, ajuda o filho, ajuda o neto; é um dinheiro que circula e ajuda a alimentar a produção e o crescimento da renda do Brasil.

Carlos Lupi e o ex-prefeito Alexandre Braga em Brasília (Foto: Arquivo Pessoal)

Na programação da sua visita à Paraíba, ainda sem data definida, Lupi vai destacar os avanços com a teleperícia – também chamada de perícia conectada -, uma iniciativa do Ministério da Previdência Social, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que tem como objetivo permitir que a população seja atendida em qualquer região do país, mesmo onde ainda não tenha perícia médica. O ministro também vem lançar na Paraíba o PREVMóvel, uma unidade móvel que leva atendimento aos cidadãos que moram em regiões onde não existe agência.

Carlos Lupi avalia que as novas ferramentas e serviços, a modernização da infraestrutura e dos equipamentos e a contratação de médicos peritos tem ajudado a reduzir o tempo de espera da liberação de benefícios e das perícias. Segundo o ministro, o tempo médio de espera para perícia no Nordeste era de mais de 120 dias, e hoje é de cerca de 40 dias. Além disso, houve contratação de mais de 500 médicos recentemente, e parte deles foi encaminhada para atender o Nordeste.

“Tudo é muito grandioso na Previdência. Então, a gente não consegue resolver tudo ao mesmo tempo, mas a gente está se esforçando e trabalhando muito para deminuir o sofrimento do povo”.

Homenagem ao casal Braga

Lupi é contemporâneo do casal Wilson e Lúcia Braga, que tem uma história marcante na política da Paraíba. Além de deputado federal, Wilson foi governador. Já a sua esposa foi deputada e trabalhou no Instituto Nacional da Previdência Social (INPS).

“Wilson era um homem muito honrado, muito sério, muito competente na gestão e, principalmente, com profundo amor ao povo paraibano. Ele tinha carinho pelas pessoas mais humildes. Por isso ele foi um representante, durante tantos anos, nas várias funções que ocupou com muita dignidade. Então, a lembrança que eu tenho de Wilson é de um homem profundamente comprometido com a causa do povo da Paraíba”, recordou o ministro.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: