VÍDEO: Confira as posições dos municípios sertanejos nos rankings regional e estadual do Previne Brasil
O Diário do Sertão fez um levantamento das posições de cada município do Sertão paraibano no ranking do Previve Brasil, modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios brasileiros através de recursos federais
O Diário do Sertão fez um levantamento das posições de cada município do Sertão paraibano no ranking do Previne Brasil, modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios brasileiros através de recursos federais. O lavantamento, com base nos dados do Ministério da Saúde, mostra em que posição cada município sertanejo ficou dentro da sua microrregião e também no ranking estadual.
O objetivo do Previne Brasil é promover uma grande reestruturação na forma como o Governo Federal distribui recursos para que os municípios invistam na Atenção Primária à Saúde, que é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Atenção Primária à Saúde é desenvolvida nos locais mais próximos do cotidiano das pessoas para facilitar o primeiro atendimento e acompanhamento pela rede pública. Isso se dá através, sobretudo, da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que promove diversos serviços às comunidades por meio das Unidades de Saúde da Família.
LEIA TAMBÉM:
O Previne Brasil é um modelo misto de financiamento à Atenção Primária calculado com base em capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo financeiro com base em critério populacional e incentivos para ações estratégicas.
Os indicadores vão desde procidemtos mais simples, como aferição de pressão arterial, até o registro de atendimento a gestantes e diabéticos, e cada um desses atendimentos precisa obedecer a uma série de regras para que seja contabilizado para o programa.
Rankings regional e estadual dos municípios sertanejos
REGIÃO DE CAJAZEIRAS, com 15 municípios
Na região polarizada por Cajazeiras, quem lidera com o melhor desempenho no Previne Brasil é o município de Bonito de Santa Fé, que ficou em 3º lugar no ranking estadual. Em seguida aparece Cachoeira dos Índios, em 37º lugar no Estado. Em 3º na região e 41º no Estado, surge Monte Horebe. A cidade polo, Cajazeiras, ficou em 8º lugar regional e 133º estadual.
REGIÃO DE SOUSA, com 9 municípios
Na região polarizada por Sousa, lidera o município de Nazarezinho, que ficou na 16ª posição no ranking estadual. Em seguida vem Aparecida, em 17º lugar no Estado. Em 3º na região e 18º no Estado, ficou Santa Cruz. A cidade polo, Sousa, ficou na última posição regional e 205ª estadual.
VALE DO PIANCÓ, com 16 municípios
Na região polarizada por Itaporanga, quem lidera com o melhor desempenho no Previne Brasil é o município de Santana de Mangueira, que ficou em 2º lugar no ranking estadual. Em seguida aparece São José de Caiana, em 10º lugar no Estado. Em 3º na região e 15º no Estado, surge Piancó. A cidade polo, Itaporanga, ficou no 14º lugar regional e 120º estadual.
REGIÃO DE POMBAL, com 5 municípios
Na região polarizada por Pombal, lidera o município de São Bentinho, que ficou na 7ª posição no ranking estadual. Em seguida vem São Domingos, em 20º lugar no Estado. Em 3º na região e 92º no Estado, ficou Paulista. A cidade polo, Pombal, ficou na últimna posição regional e 156ª estadual.
REGIÃO DE PRINCESA ISABEL, com 4 municípios
Na região polarizada por Princesa Isabel, quem lidera com o melhor desempenho no Previne Brasil é o município de Juru, que ficou em 33º lugar no ranking estadual. Em seguida aparece Manaíra, em 77º lugar no Estado. Em 3º na região e 111º no Estado, surge a cidade polo, Princesa Isabel. Em último na região e 143º lugar no Estado, ficou Tavares.
REGIÃO DE CATOLÉ DO ROCHA, com 10 municípios
Na região polarizada por Catolé do Rocha, lidera o município de Riacho dos Cavalos, que ficou na 52ª posição no ranking estadual. Em seguida vem Brejo dos Santos, em 70º lugar no Estado. Em 3º na região e 72º no Estado, ficou Mato Grosso. A cidade polo, Catolé do Rocha, ficou na 6ª posição regional e 155ª estadual.
REGIÃO DE PATOS, com 25 municípios
Na região polarizada por Patos, quem lidera com o melhor desempenho no Previne Brasil é o município de São José do Bonfim, que ficou em 4º lugar no ranking estadual. Em seguida aparece Junco do Seridó, em 6º lugar no Estado. Em 3º na região e 13º no Estado, surge Condado. A cidade polo, Patos, ficou na última colocação regional e 203ª estadual.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário