header top bar

section content

VÍDEO: Júnior Araújo acusa Chico de perseguição política e quer que governador fique neutro em Cajazeiras

Durante entrevista ao programa Olho Vivo, do Sistema Diário de Comunicação, Júnior também afirmou que se a oposição quiser indicar o candidato a vice-prefeito, ele abre mão da indicação do grupo de situação

Por Luis Fernando Mifô

29/01/2024 às 22h11

O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) prestou entrevista ao programa Olho Vivo, do Sistema Diário de Comunicação, nesta segunda-feira (29), e abriu o jogo a respeito de diversos assuntos polêmicos envolvendo a disputa eleitoral em Cajazeiras, como, por exemplo, a postura do governador João Azevêdo (PSB) diante do cenário dividido na cidade.

Azevêdo já indicou que deverá apoiar a candidatura própria do PSB em Cajazeiras, que por enquanto é o deputado estadual Chico Mendes. Porém, essa posição do chefe do Executivo estadual o coloca em uma situação delicada com relação a outros aliados, já que o grupo liderado pelo prefeito José Aldemir (PP) também apoiou o governador nas eleições, em função da presença do PP na cúpula do governo.

Embora afirme que nunca discordou de uma candidatura própria do PSB, o deputado Júnior Araújo defende uma posição neutra de João Azevêdo, já que os dois grupos políticos de Cajazeiras (três, agora, contando com Pablo Leitão) fazem parte de uma “frente ampla de aliança partidária” e teriam votado no governador. “Questão partidária é extremamente natural, mas é importante ver a coisa de maneira mais ampla”, aponta o parlamentar.

“Se você faz uma análise fria do que é política, você vai ver que não há necessidade do governador intervir por um dos lados em Cajazeiras. Quem diz isso não é o deputado Júnior Araújo, quem diz isso são os boletins oficiais do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que mostram que todas as forças de Cajazeiras votaram no governador João Azevêdo. Tanto é que ele teve mais de 70%, uma das maiores vitórias proporcionais no Estado da Paraíba. Então, do meu ponto de vista, eu acho que não há necessidade para colocar aqui uma disputa, porque todos são amigos, todos são aliados, todos nós estamos no projeto liderado pelo governador João Azevêdo”, argumentou o deputado.

Chico Mendes e João Azevêdo (Foto: Reprodução)

Deputado Chico Mendes e o governador João Azevêdo (Foto: Reprodução)

Suposta perseguição política de Chico Mendes

Em outro trecho da entrevista, Júnior afirma ter mensagens no seu celular de servidores públicos que estariam sendo perseguidos pelo deputado Chico Mendes. Segundo as mensagens que Júnior alega ter no celular, Chico estaria ameaçando provocar a exoneração de servidores públicos que têm cargos ligados ao Estado se os mesmos não apoiarem ele.

“Eu tenho aqui várias gravações de funcionários, de que o próprio deputado que se coloca como candidato – e eu lhe mostro quando a gente estiver em off – está botando o dedo na cara, ameaçando as pessoas, mostrando que se não votar, vai perder o emprego”, disse Júnior Araújo, que em seguida isenta o governador dessas supostas perseguições.

“Eu conheço o governador João Azevêdo e sei que não é seu estilo de fazer política. Mas é o que parte de um grupamento dos seus aliados lá em Cajazeiras está defendendo e estimulando, e tocando o terror nesse sentido, dizendo que se não votar no candidato A, no candidato B, no candidato que é do partido e que se intitula ser o candidato do governador, terá isso aí”, acrescenta o deputado.

Apesar dos impasses e acusações, Araújo afirma ser possível que os antagonistas em Cajazeiras se aliem, desde que o grupo de Chico Mendes aceite indicar apenas o candidato a vice-prefeito. “Se eles quiserem vir indicar o vice, está pronto, eu abro mão hoje para que a gente possa fazer essa união”, declarou o deputado.

Júnior Araújo no programa Olho Vivo (Foto: Edcarlos Santana/Assessoria)

Aliança com o ex-arquirrival José Aldemir

Antes de decidir se aliar ao grupo do prefeito de Cajazeiras, Júnior Araújo era o mais cotado pelo PSB para ser o candidato do partido. No entanto, o deputado declinou e surpreendeu ao anunciar a aliança com o ex-arquirrival político. Os dois concordaram que o candidato a prefeito de Cajazeiras pelo grupo da situação será o secretário municipal de Infraestrutura, Neguinho do Mondrian. A oposição, por sua vez, apresenta dois pré-candidatos por enquanto: o deputado estadual Chico Mendes, que é líder do governo estadual na Assembleia; e o médico Pablo Leitão, que rompeu politicamente com o prefeito após ser preterido.

A aliança entre Júnior e José Aldemir, que parecia improvável, acabou pegando a maioria de surpresa, isso porque os dois têm um histórico de provocações e acusações mútuas há muitos anos. Mas o deputado justifica que sempre foi um político aberto ao diálogo e que após a morte do seu pai, passou a valorizar ainda mais os gestos de perdoar e ser perdoado. Júnior afirma que a aliança com o antigo adversário foi uma decisão acertada: “Tô bem, tô leve, tô feliz”, disse ele.

“É justamente por tudo isso que a gente passa na vida, que a gente vê muitas vezes que não vale a pena estar insistindo em algumas situações. E como eu disse: estou bem comigo, estou em paz, tenho certeza de que não foi uma decisão pensando de maneira individual”, acrescentou.

O parlamentar afirma que não fez acordo de “toma lá, dá cá” com o prefeito de Cajazeiras, e citou outras alianças improváveis que estão acontecendo em municípios do Sertão paraibano, como em Sousa (João Estrela com os Galdelhas); Itaporanga (Divaldo Dantas e Azif Lemos); Marizópolis (Luquinha do Brasil e Zé Vieira), Santa Helena (João Cleber e Corrinha Félix), entre outros.

Um dos acordos da aliança em Cajazeiras é que Júnior apoie a candidatura de José Aldemir a deputado federal nas próximas eleições e ajude a conquistar adesões de prefeitos pela Paraíba. “Eu não tenho dúvida de que seria, de fato, um coroamento de toda sua trajetória política, e esse é o desejo de Zé Aldemir. Nós temos uma parceria política que nós fizemos para as eleições municipais, que é extensiva para outras eleições. E se for o desejo do prefeito Zé Aldemir disputar o cargo de deputado federal, ele terá todo e pleno apoio nosso”, declarou o parlamentar.

Júnior Araújo no programa Olho Vivo (Foto: Edcarlos Santana/Assessoria)

“Neguinho está preparado”

O empresário, ex-vereador e atual secretário de Infraestrutura Neguinho do Mondrian será o candidato a prefeito de Cajazeiras apoiado pelo grupo do prefeito. Para Júnior Araújo, Neguinho está preparado para governar o município porque tem experiência parlamentar, empresarial e agora como gestor público.

“É uma pessoa simples, humilde, eu conheço, tive a alegria de começarmos juntos a disputar eleição. Nas eleições de 2012, foi a primeira que eu disputei um cargo público. Foi justamente através de um incentivo nosso que Neguinho se candidatou a vereador em 2012, se elegeu e foi reeleito em 2016. Tem feito um execelente trabalho como secretário de Infraestrutura e fez como secretário de Articulação Política, como esteve em outrora”, elogiou.

“Ele conhece os atalhos da Câmara de Vereadores de Cajazeiras, a força do diálogo, sempre foi uma pessoa que não entrava em embates que não fossem no campo político. Como secretário hoje, ele conhece todos os problemas da nossa cidade na área de infraestrutura; está já preparando um minucioso e importante plano de governo para apresentar à sociedade de Cajazeiras. Nós vamos iniciar, já agora após o carnaval, plenárias localizadas nos bairros, nas comunidades rurais, nos distritos, para que a gente possa ouvir a população e saber o que ela espera do seu futuro prefeito”, completou o deputado.

ENTREVISTA COMPLETA

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: