header top bar

section content

VÍDEO: Matéria especial avalia os pré-candidatos a prefeito de todas as cidades da região de Sousa

Veja os pré-candidatos definidos, os nomes que estão sendo cotados, fique sabendo das negociações, rompimentos, adesões e alianças na região com 9 cidades

Por Luis Fernando Mifô

24/01/2024 às 20h44

No programa Olho Vivo dessa quarta-feira (24), o radialista Levi Dantas, que é um dos maiores especialistas em política da região polarizada pelo município de Sousa, no Sertão paraibano, fez um balanço da corrida eleitoral em cada uma das nove cidades da região.

Levi citou os pré-candidatos a prefeito, os nomes que estão sendo cotados e os que já foram anunciados pelos seus respectivos grupos políticos. O radialista também contextualizou as negociações, explicou os rompimentos, as adesões, as alianças e projetou – na sua avaliação – possíveis resultados nas urnas.

A região polarizada por Sousa tem 113.363 habitantes, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Percebe-se que na maioria dos municípios ainda predomina o domínio de famílias tradicionais que elegem seus membros de geração em geração. Em alguns casos, tais famílias acabam tendo que lidar com rompimentos internos motivados por disputas políticas.

Levi Dantas também analisa em quais cidades a “máquna” fará mais diferença no resultado final, ou seja, a reeleição dos prefeitos ou a eleição dos indicados dos prefeitos.


Balanço do cenário político das cidades da região de Sousa, por ordem de citação


SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA

Prefeito Colorau vai indicar nome para disputar com o sobrinho Neto de Coraci (Foto: Divulgação)

Com 7.126 habitantes, São José da Lagoa Tapada vive hoje uma disputa política entre tio e sobrinho. O prefeito Colorau (PSB), que está concluindo o segundo mandato, vai indicar outro nome para a sua sucessão ao invés de apoiar o sobrinho Neto de Coraci.

Recentemente, Coraci postou um vídeo relatando ter sido ignorado pelo tio sem nenhuma explicação. Ele conta que marcou um encontro com Colorau, no último sábado, para falar sobre apoio político, mas o prefeito não compareceu. Ao invés disso, Colorau decidiu se aliar ao ex-rival Celinho Mendes, que pode ser o candidato indicado da situação. Irritado, Neto de Coraci anunciou que é pré-candidato pela oposição.

Em uma imediata retaliação, o prefeito estaria demitindos servidores públicos municipais e secretários ligados ao sobrinho. A primeira vítima foi a coordenadora do Bolsa Família Rejane Pereira, que foi demitida via mensagem de Whatsapp.

MARIZÓPOLIS

Prefeito Luquinha do Brasil tentará reeleição. Já na oposição, surgem Júnior do Peixe e Heron Cid

Em Marizópolis, cidade com 6.705 habitantes, a oposição pinta com duas pré-candidaturas: Jerônimo Júnior, conhecido como Júnior do Peixe, filiado ao Republicanos e atual diretor de políticas públicas da Conafer (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais); e o jornalista Heron Cid (PSB).

No grupo situacionista, o pré-candidato é o próprio prefeito Luquinha do Brasil (PSB), que tentará a reeleição. O atual gestor conta com o apoio do ex-prefeito Zé Vieira; do presidente da Câmara, Miguel Neto (PP); e disputa com Heron o apoio do governador João Azevêdo, já que os dois são do PSB.

Júnior do Peixe, por sua vez, tem o apoio do ex-prefeito Zé de Pedrinho, que lançou Luquinha na política, mas atualmente é arquirrival do prefeito.

“Qual dos dois será o candidato a prefeito, aí eu acho que só o tempo dirá. No meu entendimento, não é momento para se ter uma certeza. Os dois querem. Mas nenhuma cidade da nossa região comporta três candidaturas, a gente está vivenciando essa polarização”, avalia Levi Dantas.

NAZAREZINHO

Prefeito Marcelo Vale vai tentar reeleição em Nazarezinho. Rodrigo Mendes pode ser novamente o adversário

Nazarezinho aparece no mapa com 7.203 habitantes. Lá, segundo Levi, a situação é “mais tranquila”, isso porque o prefeito Marcelo Vale (Cidadania), que é candidato à reeleição, parece ter uma boa aprovação popular, usando como principal trunfo o pagamento em dia da folha salarial dos servidores públicos, já que, segundo Levi Dantas, embora seja uma obrigação pagar em dia, isso era um dos velhos problemas das gestões anteriores.

A oposição, por enquanto, apresenta novamente o nome de Rodrigo Mendes, que foi o adversário de Marcelo na eleição de 2020. Mendes é sobrinho do ex-prefeito Salvan.

“Não será tafera fácil derrotar o prefeito Marcelo Vale. Mas se a oposição vier com muita organização e centrada… Maioria na Câmara, tem. Resta saber se essa maioria será utilizada no sentido de captar o voto dos eleitores”, diz Levi.

APARECIDA

Prefeito João Neto será candidato à reeleição. O vice Hélio Roque é cotado para ser o adversário

Cidade com 7.960 habitantes e a mais próxima, geograficamente, do pólo de Sousa, Aparecida vivencia o primeiro mandato do prefeito João Neto (PSB), que será candidato à reeleição.

Segundo Levi Dantas, a atuação da oposição é ‘tímida’ e pouco incomoda João Neto. O ex-prefeito Júlio César segue em ‘silêncio’; a vereadora Isabela de João Profírio (PSD), esperada como forte opositora, faz poucas críticas; e o vice-prefeito Hélio Roque está rompido politicamente com João Neto, mas ainda faz parte da gestão.

Levi prevê que a possível chapa da oposição será formada por Hélio Roque e o advogado Danilo Vieira. Já o candidato a vice do prefeito João Neto ainda não foi anunciado publicamente.

SÃO FRANCISCO

Prefeito Geroncio buscará reeleição. A oposição, por enquanto, apresenta novamente Adriano Barbosa

“Cenário calmo” para o prefeito Geroncio Júnior (Podemos). É assim que Levi Dantas classifica a situação política em São Francisco, município com 3.137 habitantes. Segundo o radialista, Gerôncio sofre pouca pressão da oposição e não há denúncias que tenham repercutivo a ponto de arranhar a imagem da gestão.

Sem outras opções garantidas no momento, a oposição trabalha com a hipótese de lançar novamente a candidatura de Adriano Barbosa, que foi derrotado por Gerônio em 2020, ou o ex-vereador Marquinhos dos Fogos.

Para Levi Dantas, se o ex-prefeito João Bosco Filho decidisse ser candidato, os oposicionistas teriam mais chance. “Hoje eu diria que o grupo de situação leva vantagem em relação ao grupo de oposição, que precisa se articular mais”, falou o radialista.

SANTA CRUZ

Pela situação, o candidato será Alberto de Braz. Na oposição, o nome definido é de Raimundo Antunes

Situação semelhante à de São José da Lagoa Tapada ocorre em Santa Cruz. No município de 5.947 habitantes, o prefeito Paulo César (PSB) rompeu com o sobrinho e anunciou o vice Alberto de Braz (PL) como candidato à sua sucessão. Alberto deverá enfrentar nas urnas o advogado Raimundo Antunes, que é sobrinho do prefeito. Os candidatos a vice nas duas chapas ainda não foram definidos.

Na avaliação de Levi Dantas, a gestão de Paulo César está com a imagem desgastada, sobretudo por causa de atrasos salariais e problemas de infraestrutura, mas os oposicionistas não estão sabendo tirar proveito disso.

“A situação tem os seus problemas e a oposuição tem o seu silêncio. Vamos ver como vai se comportar o eleitor nos próximos meses pra gente saber se Raimundo voltará à prefeitura ou se Alberto de Braz seguirá o projeto do atual prefeito Paulo César.”

LASTRO

Ronaldo Gonçalves, pela situação, e Expedito Gonçalves, na oposição, devem disputar no Lastro

Com 3.162 habitantes, Lastro vive os últimos momentos da gestão do prefeito Dr. Athaide (Cidadania), que já escolheu o primo Ronaldo Gonçalves para ser o candidato à sucessão. Para fortalecer o grupo, Dr. Athaide estabeleceu aliança com a chapa adversária na última eleição, formada pelo ex-candidato a prefeito Lincoln Abrantes e o ex-candidato a vice Renato Almeida.

O vereador Expedito Gonçalves (Cidadania), que é tio de Dr. Athaide, decidiu romper com o prefeito e deverá ser o pré-candidato da oposição. A empresária conhecida como Sabiá de Dó deve ser a candidada a vice na chapa.

Estima-se que Dr. Athaide não contará com o apoio do governador João Azevêdo porque nas eleições de 2020, o prefeito esteve ao lado de Pedro Cunha Lima no segundo turno. Logo, a oposição do Lastro espera ter a parceria do governador.

VIEIRÓPOLIS

Thially Aristóteles, chefe de gabinete da prefeitura, e o vereador Neto de Santa disputarão em Vieirópolis

Em Vieirópolis, cidade com 4.864 habitantes, o prefeito Célio da Usina (PSB) já confirmou a chapa do grupo de situação. O candidato a prefeito será o sobrinho de Célio, Thially Aristóteles (PSB), que é chefe de gabinete da prefeitura, e o vice será Alexandre do Campo Alegre, coordenador da Casa de Apoio em João Pessoa.

A oposição, por sua vez, trabalha com os nomes do vereador Neto de Santa (PSDB) para prefeito e do sindicalista rural Joaquim Nunes como vice na chapa. O ex-prefeito Marcos Pereira, considerado por Levi Dantes a figura mais forte da oposição, ainda não se manifestou se tem interesse em ser candidato.

SOUSA

Helder Carvalho é o candidato da situação em Sousa, enquanto que Gilberto Sarmento é o da oposição

Por fim, chegamos à maior cidade da região. Sousa concentra 67.259 habitantes, é pólo industrial, se destaca também no futebol e costuma ter uma das políticas mais efervecentes da Paraíba. Lá, os dois candidatos a prefeito já estão definidos. Pela situação, será o chefe de gabinete da prefeitura, Helder Carvalho. Pela oposição, o médico Gilberto Sarmento. O que falta é anunciar os respectivos vices.

O mais cotado para formar a chapa com Helder é o médico José Célio de Figueiredo. Já na oposição, o deputado estadual André Gadelha (MDB), sua esposa Flaviana Gadelha, a vereadora Lana Dantas (Rede), o vereador Cacá Gadelha (PSC) e a ex-secretária municipal Johanna Estrela são algumas das opções para compor a chapa.

Outra indefinição é com relação ao apoio do vice-prefeito Zenildo Oliveira. Recentemente, ele afirmou que só vai decidir seu destino político por volta de abril. A leitura que Levi Dantas faz dessa postura de Zenildo é de que a relação entre ele e o prefeito Fábio Tyrone (PSB) está estremecida.

“Eu diria a você que Zenildo está solto, ele pode ir tanto para um lado, como também pode ir para o outro. Vai fazer muita diferença? Muita não, mas vai fazer diferença”, opina Levi.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: