header top bar

section content

Veneziano promete enviar emendas para implantação do Hospital de Trauma do Sertão da Paraíba

Durante entrevista a uma rádio no Cariri da Paraíba, o pré-candidato a governador disse que o certo é dotar hospitais do interior de especialistas para evitar que pacientes tenham que se deslocar a outras cidades

Por Diário do Sertão com Assessoria

28/04/2022 às 19h13

Veneziano - senador e pré-candidato ao governo da PB. (Foto: divulgação).

O pré-candidato a Governador da Paraíba e Vice-presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), defendeu a necessidade de foco das ações do governo estadual para dotar as unidades de saúde já instaladas no interior do Estado de equipamentos e profissionais especializados, para que as pessoas possam ter acesso a atendimento clínico específico em seus municípios, sem ter que se deslocar para outras cidades maiores.

Segundo ele, é inadmissível que os paraibanos tenham que se deslocar de municípios de menor porte para cidades como Patos, Campina Grande, ou até para João Pessoa, para fazer exames ou ter acesso ao atendimento ambulatorial com um médico especialista porque o atual governo acha que é melhor investir na contratação destes profissionais apenas para os grandes centros, considerando que as necessidades de cidades menores podem ser supridas pelas cidades maiores, sem levar em conta que o fator tempo é primordial para a redução de sequelas decorrentes de acidentes ou emergências.


VEJA TAMBÉM

Em solenidade de aniversário da Embrapa Algodão, diretores agradecem a Veneziano pela sua atuação


“Vou citar um exemplo: diariamente, vemos ambulâncias aos montes nas clínicas campinenses, num custo elevado para estes municípios e num prejuízo para essas famílias. Precisamos fazer com que os hospitais de cidades polo, como é o caso de Taperoá, por exemplo, possam atender seus munícipes nos mais variados campos da medicina. Isso é tão óbvio e possível, pois reduzirá, inclusive, os custos do atendimento como um todo”, disse o pré-candidato a governador.

Segundo ele, o SUS é considerado um dos melhores sistemas de saúde pública do mundo, mas para que funcione efetivamente é necessário que os governos tenham responsabilidade na aplicação das verbas a ele destinadas, decidindo pelos investimentos de forma inteligente, eficaz e democrática.

“Se o SUS permite que o atendimento médico especializado e de qualidade seja acessível a todos, porque priorizar apenas os grandes centros e obrigar quem mora nas pequenas cidades a ter que se deslocar para conseguir seu atendimento? O imposto que financia o SUS é pago por todos, indistintamente. Portanto, o investimento deve ser equânime para todos”, defendeu Veneziano.

Hospital Regional do Sertão – Durante a entrevista, o senador garantiu direcionar recursos, via emendas parlamentares de sua autoria e da Senadora Nilda Gondim, para a concretização de um grande sonho dos sertanejos, que é a implantação do Hospital de Trauma do Sertão da Paraíba. Ele também defendeu que a gestão estadual amplie os investimentos em saúde para o interior.

“Temos uma estrutura razoável de unidades de saúde, mas não vemos consideráveis investimentos que possam resultar em melhorias para os paraibanos. Iremos, sim, construir um Hospital de Trauma no Sertão, que vai possibilitar que as pessoas não tenham que se deslocar para Campina Grande, no caso de acidentados em situações mais graves, por exemplo”.

As declarações foram dadas em entrevista ao programa Jornal Interativo, da Rádio Taperoá FM, aos jornalistas Luciano Silva e Kenedy Sampaio. Confira a entrevista no link: https://www.facebook.com/watch/live/?ref=search&v=1041197903420329

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: