Prefeitura de Monte Horebe distribui vacinas gratuitas para combater a febre aftosa
O produtor que deixar de imunizar o rebanho ou não registrar a vacina estará sujeito à multa.
A Prefeitura de Monte Horebe, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realiza durante todo o mês de maio, a distribuição gratuita da vacina contra a Febre Aftosa. A vacinação obrigatória a todo o gado bovino do estado deve ser realizada até o próximo dia 31 de maio.
No município de Monte Horebe essa vacinação está sendo realizada com apoio da Prefeitura Municipal que adquiriu doses suficientes de vacina contra febre aftosa e contra raiva para distribuição gratuita com os criadores. Nesta terça-feira (9) o secretário de Agricultura, Alvaci Dias e o prefeito, Marcos Eron (PMDB), deram início a campanha com a distribuição de doses para criadores.
O produtor que deixar de imunizar o rebanho ou não registrar a vacina estará sujeito à multa.
A febre aftosa é causada por um vírus, sendo necessária a vacinação do rebanho para prevenção da doença. A dose da vacina é de 5 ml e a temperatura de conservação do produto pode variar entre 2°C a 8°C, devendo ser aplicada na tábua do pescoço do animal a segunda etapa da campanha ocorrerá em novembro, mas somente para o gado com até 24 meses.
Sobre a importância da vacinação, o secretário Alvaci destacou que “além do animal ficar imune à doença, o criador pode transitar com o rebanho, comercializá-lo livremente, participar de eventos como feiras e exposições”, ressaltou.
DIÁRIO DO SERTÃO com Tribuna 10
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário