header top bar

section content

Maranhão afirma olimpíada resgatou a esperança d s brasileiros em um país melhor

Em 2009, quando o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar os Jogos de 2016, vivíamos um clima de euforia no Brasil, com a economia em alta.

Por Diário do Sertão

23/08/2016 às 08h30

Senador José Maranhão, estado da Paraíba

“A noite de domingo, 21de agosto de 2016, vai ficar marcada na nossa história. Depois de críticas severas sobre os problemas de organização, nós brasileiros tivemos a satisfação de encerrar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro com grande sucesso.
Mais importante que as belíssimas cerimônias de abertura e encerramento – com êxito destacado mundo afora — é o fato de nós brasileiros reconhecermos que podemos fazer bem feito. Conseguimos mostrar a nós mesmos que, com força de vontade, união e, principalmente, esperança, podemos ser um país bem-sucedido!

O elevado custo do evento, estimado em 4,1 bilhões de dólares, foi menor do que custaram os Jogos de Pequim em 2008 e Londres em 2012 – que chegou a 15 bilhões de dólares – segundo o jornal Folha de São Paulo. Do total, pouco mais da metade veio do orçamento do comitê organizador, bancado integralmente por recursos privados. A outra metade representa o investimento da cidade em instalações esportivas, que tiveram 60% dos custos cobertos pelo setor privado. É nosso dever agora assegurar que todo este investimento não seja em vão.

Em 2009, quando o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar os Jogos de 2016, vivíamos um clima de euforia no Brasil, com a economia em alta. Quis o destino que no momento em que recebíamos atletas e turistas de todos os cantos do mundo, o país vivesse enormes dificuldades econômicas e um delicado momento político. Mas o trabalho de todos que contribuíram para o sucesso da Rio 2016 lavou a nossa alma – essa alma brasileira tão sedenta de exemplos positivos – e também ajudou a nos despertar para a realidade de que é possível fazer mais com menos.

Sentimo-nos felizes com o sucesso dos Jogos Olímpicos Rio-2016, que terminaram como começaram: brilhantemente! Agradecemos aos atletas, delegações, organizadores, voluntários, aos cariocas e turistas brasileiros e estrangeiros que acreditaram e prestigiaram a primeira Olimpíada realizada em solo sul-americano. É esta motivação para a eficiência e a realização que devemos buscar incansavelmente. Precisamos resgatar nosso otimismo, nossa esperança de um Brasil melhor!”

Assessoria

Recomendado pelo Google: