header top bar

section content

Nas 20 maiores cidades, confronto nas eleições é entre Cassistas e maranhistas

A disputa para prefeito nos 20 maiores colégios eleitorais da Paraíba, municípios que reúnem mais da metade dos eleitores do Estado – algo em torno de 1.300.882 dos 2.577.204 milhões de votantes

Por

20/04/2008 às 23h39

A disputa para prefeito nos 20 maiores colégios eleitorais da Paraíba, municípios que reúnem mais da metade dos eleitores do Estado – algo em torno de 1.300.882 dos 2.577.204 milhões de votantes -, vai repetir simplesmente o confronto entre as duas maiores forças da política paraibana. De um lado, o PSDB ou DEM, partidos sob o comando do governador Cássio Cunha Lima. Do outro, o PMDB, liderado pelo senador José Maranhão, ou partidos aliados, como o PSB, presidido pelo prefeito Ricardo Coutinho (João Pessoa).

Em alguns desses 20 colégios eleitorais, a disputa assume os mesmos contornos do radicalismo que marca a luta pelo controle do Governo do Estado. São os casos, por exemplo, de Campina Grande, Patos, Guarabira e Sousa.

Em Campina Grande, principal base política do governador Cássio Cunha Lima, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, com 264.320 eleitores, até os candidatos a prefeitos são os mesmos das eleições passadas, com a diferença de que o peemedebista Veneziano Vital do Rêgo disputa a reeleição. O postulante do PSDB, deputado Rômulo Gouveia é agora candidato da oposição.

No município de Patos, colégio com 63.936 eleitores, a disputa se dará entre o atual prefeito Nabor Wanderley (PMDB) e o ex-prefeito Dinaldo Wanderley (PSDB). Nabor era oposição na eleição passada e venceu o candidato apoiado por Dinaldo (Dineudes Possidônio), que era prefeito.

Em Guarabira, município com 36.032 eleitores, a prefeita Fátima Paulino (PMDB) deve enfrentar um candidato do PSDB. O mais provável é que seja a ex-prefeita Léa Toscano.

Sousa, Cajazeiras e São Bento
Na cidade de Sousa, o prefeito Salomão Gadelha vai lançar o vice-prefeito André Gadelha (PMDB) como candidato a prefeito. Do outro lado, o PSDB e o PDT podem se unir para lançar o nome do ex-prefeito João Estrela como candidato a prefeito e o PTB ensaia apresentar o nome do empresário Fábio Tayrone. Tanto Estrela quanto Tayrone são do esquema liderado pelo governador Cássio Cunha Lima e Salomão e André são aliados do senador Maranhão.

Acirradas também serão as disputas entre cassistas e maranhistas em Cajazeiras, São Bento e Catolé do Rocha, entre outros.
Em Cajazeiras, o DEM e o PSDB, partidos controlados pelo prefeito Carlos Antônio, ligado ao governador, está lançando o nome do empresário Marinho Messias. Já os aliados do senador Maranhão estão lançando o nome do médico Léo Abreu, que será candidato de uma aliança que reúne PSB, PMDB, PT, além de outros pequenos partidos.

Na cidade de São Bento, o prefeito Galego Sousa (PMDB) é candidato à reeleição. O DEM vai apresentar o médico Jaques Segundo como candidato a prefeito.

Quadro de João Pessoa e Santa Rita
Em alguns grandes municípios, os aliados do senador José Maranhão levam nítida vantagem. São os casos de João Pessoa e Santa Rita, por exemplo. Na Capital, o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) disputa a reeleição por uma coligação que já reúne, além do PSB, o PMDB e o PT, além de outros 10 partidos.

O esquema liderado ao governador Cássio Cunha Lima e ao senador Cícero Lucena está apresentando o deputado João Gonçalves (PSDB) como candidato a prefeito.

Em Santa Rita, o terceiro maior colégio eleitoral do Estado, com 81.656 eleitores, o prefeito Marcos Odilon (PMDB), ligado ao senador José Maranhão, aparece como favorito à reeleição, devendo enfrentar nas ruas o empresário Reginaldo Pereira (PSDB), aliado do governador Cássio Cunha Lima, que foi candidato nas eleições de 2004.

PT e PSDB se unem em Pombal
Em Mamanguape, Monteiro, Solânea, Pedras de Fogo, Catolé do Rocha, Alagoa Grande, Esperança, Queimadas e Sapé a disputa eleitoral também será dividida nitidamente entre aliados do governador Cássio Cunha Lima e do senador José Maranhão.

Fato inusitado ocorrerá em Pombal, onde o PMDB terá como candidato a prefeito o deputado Abmael Lacerda (Verissinho) e o PSDB deverá apoiar a candidata do PT, Polianna Feitosa, viúva do prefeito Jairo Feitosa. É provável que seu candidato a vice-prefeito seja um tucano.

Em Cabedelo ainda não existem candidatos definidos, além do prefeito José Régis, que disputará a reeleição. A oposição dispõe hoje de três candidatos, embora haja uma tentativa de lançamento de um candidato único.

Grande aliança
Ricardo Coutinho é filiado ao PSB, mas disputará a releição em aliança com o PMDB e o PT, além de outros 10 legendas.

Aposta na periferia
O deputado João Gonçalves representará o esquema tucano na disputa em João Pessoa, apostando na periferia da cidade.

Experiência
O prefeito Veneziano Vital do Rêgo disputa a reeleição em Campina Grande com a vontagem de apresentar experiência administrativa.

Outra vez
O deputado Rômulo Gouveia topou ser novamente candidato a prefeito do esquema liderdo pelo governador Cássio Cunha Lima.

Peemedebista
Em Patos, o prefeito Nabor Wanderley disputa a reeleição pelo PMDB, sendo um fiéis aliados do senador José Maranhão.

Tucano

O ex-prefeito Dinaldo Wanderley, aliado do governador, vai tentar recuperar o comando da Prefeitura que perdeu em 2004.

Partidos preparam 11 mil candidatos na PB
As eleições municipais deste ano na Paraíba deverão contar com cerca de mil candidatos a prefeitos e mais de 10 mil candidatos a vereador. Os representantes dos 27 partidos políticos registrados no Estado afirmam que estão trabalhando para aumentar o número de candidatos que vão concorrer às eleições 2008 nos municípios paraibanos. A perspectiva é de que as legendes dobrem o número de postulantes aos cargos eletivos, em relação às eleições de 2004, quando 549 candidatos disputaram as 223 vagas oferecidas nas prefeituras, e um total de 8.809 candidatos as 2.033 vagas das câmaras de vereadores.

Partidos como o PMDB, DEM, PSDB, PT, PSB, PTB, PP, PDT, PRB e PRP, já têm pré-candidatos definidos e aguardam apenas a formalização de alianças para composição das chapas majoritárias e proporcionais nos municípios onde estão representados através de diretórios ou comissões provisórias.

O PMDB, um maior partido do Estado, trabalha com a perspectiva de lançar candidatos nos 223 municípios paraibanos. De acordo coma deputada estadual Olenka Maranhão, integrante da Executiva Estadual do partido, o número de candidatos ainda está sendo definido, mas a legenda trabalha para lançar candidaturas a prefeito em vários municípios, ou se coligar com outras legendas para indicação do candidato a vice.

De acordo com a deputada, mais de 100 candidatos a prefeitos deverão ser lançados pelo partido, todos com chances de vencer o pleito. Quanto o número de candidatos a vereador, o PMDB deverá lançar cerca de mil candidatos nos 223 municípios paraibanos.

PT tem 189 diretórios municipais
A direção estadual do DEM, conforme informou o secretário executivo, Jorge Gilson Pereira de Farias, tem a expectativa de lançar 80 candidatos a prefeitos e 600 candidatos a vereadores, nos 220 municípios onde possui atuação. Ele lembrou que em 2004 o partido lançou 44 candidatos a prefeito, dos quais 40 foram eleitos, e 397 candidatos a vereadores.

Segundo ele, o senador Efraim Morais, presidente estadual do DEM, que retorna no final da semana de uma missão internacional do Senado, determinou que fosse realizado um levantamento junto a todos os diretórios municipais do partido para verificar o número de pré-candidatos às eleições deste ano. “Esse levantamento só deverá ser concluído em junho, em muitos casos só após a realização das convenções, mas acreditamos que nossa projeção ser confirmada”, comentou.

O PT, que está representado em 189 municípios, tem a expectativa de lançar 40 candidatos a prefeitos, 35 candidatos a vice-prefeito, em alianças com outras legendas, e 500 candidatos a vereador. De acordo com Milton Ferreira, secretário de finanças e planejamento da direção estadual do partido é eleger pelo menos 15 prefeitos e 150 vereadores nas eleições deste ano.

O PTB está trabalhando para lançar candidatos nos 207 municípios em que instalou representação partidária, conforme revelou o deputado federal Armando Abílio, presidente estadual do partido. Segundo ele, o partido tem pré-candidatura a prefeito definida e com chances de vencer o pleito nos municípios de Itabaiana, Esperança, Sousa, Boqueirão, Monteiro, Itaporanga, Mamanguape e Catolé do Rocha.

PSB apresenta 48 pré-candidatos
De acordo com Armando Abílio, o PTB já tem definido para indicar o candidato a vice-prefeito de três municípios: Pombal, Guarabira e Cajazeiras. Além disso, está em conversação com lideranças políticas de outros municípios, como João Pessoa e Campina Grande e em outras 50 cidades para aliança na chapa majoritária com participação na indicação do candidato a vice-prefeito. Quanto a candidatos a cargos proporcionais, a expectativa do PTB, conforme destacou o deputado é lançar pelo menos 200 candidatos a vereador.

O PRB, que vai participar de sua primeira eleição municipal, também estar com o quadro de candidatos praticamente definido. Conforme informou a vice-presidente estadual do partido, Kaimmy Vanessa, o PRB já conta com 220 pré-candidatos a vereador, dos quais 100 têm chances de serem eleitos.

Para disputa majoritária, de acordo com a vice-presidente, o PRB já tem definido 15 pré-candidatos a prefeitos, com a expectativa de vencer a disputa eleitoral em municípios como Cabedelo, Araçagi, Serra Branca, Mari e Diamante.

O PSB, presidido pelo prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, pré-candidato a reeleição, já tem definido 48 pré-candidatos a prefeito nas eleições deste ano. Segundo o secretário-geral do partido, Edvaldo Rosas, a legenda vem trabalhando para ampliar não apenas o número de candidatos que serão lançados, mas os que serão eleitos.

“Nossa expectativa é eleger mais de 70% de nossos candidatos na disputa majoritária e proporcional nos 186 onde estamos representados”, afirmou Edvaldo Rosas.

O secretário-geral do PSB disse que o partido deverá compor para indicação do vice-prefeito de 30 municípios e lançar 800 candidatos a vereador. “Atualmente, contamos no partido com 91 vereadores e 12 prefeitos, mas estamos trabalhando para ampliar este número, não só em termos de candidatos, mas de eleitos”, declarou.

Josival Pereira e Adriana Rodrigues
JORNAL CORREIO DA PARAÍBA

Tags:
Recomendado pelo Google: