Jeová apresenta sugestões para reparar os prejuízos causados pelas fortes chuvas
O deputado estadual Jeová Campos (PT), entregou durante a sessão itinerante da Assembléia Legislativa do Estado, realizada na última quarta-feira (16), na Câmara Municipal de Cajazeiras, um documento que relata uma série de prejuízos causados pelas fortes chuvas ocorridas na região sertaneja do Estado, inclusive os danos, conseqüentemente, ocasionados pela sangria do Açude Lagoa do […]
O deputado estadual Jeová Campos (PT), entregou durante a sessão itinerante da Assembléia Legislativa do Estado, realizada na última quarta-feira (16), na Câmara Municipal de Cajazeiras, um documento que relata uma série de prejuízos causados pelas fortes chuvas ocorridas na região sertaneja do Estado, inclusive os danos, conseqüentemente, ocasionados pela sangria do Açude Lagoa do Arroz. Em seguida, ele também apresentou várias sugestões para reparar os estragos ocasionados, além de diversas medidas para contornar outras problemáticas existentes no Alto Sertão paraibano.
Passagens molhadas entre localidades, rompimentos e destruição de canais e de equipamentos de irrigação, abertura de erosão nas estradas vicinais, invasões e inundações, rompimento de tanques de piscicultura, destruição de plantações de várias culturas, desmoronamentos de casas, além de perda de eletrodomésticos, foram os danos causados à região e à população sertaneja apontados no relatório apresentado pelo deputado petista.
Entre as sugestões apresentadas pelo parlamentar para minimizar os estragos, destacam-se o envio de comissões técnicas aos locais prejudicados para averiguar danos e possíveis indenizações de bens particulares da população. No que se refere aos bens públicos, o deputado sugeriu que o Governo designe seus especialistas para fazer e executar projetos de novas pontes ou passagens de alvenaria, além da inclusão de mais manilhas e pontilhões para facilitar um melhor escoamento das águas dos canais a fim de prevenir novos danos.
Ele ainda propôs a reativação dos núcleos da Secretária de Agricultura, tendo em vista oferecer e catalogar subsídios para a SEPLAN, a realização de melhoria no sistema viário com a recuperação de estradas, a criação de um programa de crédito visando o beneficiamento do produtor rural, devido aos prejuízos tidos com as chuvas, o reaparelhamento das residências do DER, em virtude do sucateamento de sua infra-estrutura moto-mecanizada, a transformação do Hospital Regional local em um hospital de referência, objetivando a se evitar o transporte sucessivo de pacientes para outros centros. O deputado sugeriu ainda um reestudo da Bacia do Açude Lagoa do Arroz, para exploração de culturas de montante, e as suas conseqüências devido a sangria do açude (áreas irrigadas de jusante) a realocação de comunidades ribeirinhas, com a criação de um programa de habitação rural e urbana (em áreas altas), entre outras ações.
Além do deputado Jeová Campos, apenas seis dos 36 parlamentares estaduais em exercício compareceram à sessão itinerante em Cajazeiras, Leonardo Gadelha (PSB), Gervásio Maia Filho (PMDB), Verissinho (PMDB), José Aldemir (DEM), Dunga Júnior (PTB) e Ricardo Barbosa (PSDB), que presidiu a sessão. Outras lideranças políticas e religiosas da região também se fizeram presentes na ocasião, tais como os prefeitos Carlos Antônio (Cajazeiras), Lavoisier Dantas (São João do Rio do Peixe) e Elair Brasileiro (Santa Helena), alguns vereadores e o bispo diocesano de Cajazeiras, Dom José Gonzáles Alonso.
Da assessoria
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário