header top bar

section content

Jeová questiona secretário de Estado sobre superficialidade da LDO durante audiência

“Trata-se de uma peça bastante formal, na qual faltou a quantificação real dos valores que serão destinados às diversas áreas administradas pelo Estado, que visam investimentos e perspectivas de crescimento”. Essa foi a avaliação do deputado estadual Jeová Campos (PT) a respeito da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado (LDO) para ano de […]

Por

06/06/2008 às 11h38

“Trata-se de uma peça bastante formal, na qual faltou a quantificação real dos valores que serão destinados às diversas áreas administradas pelo Estado, que visam investimentos e perspectivas de crescimento”. Essa foi a avaliação do deputado estadual Jeová Campos (PT) a respeito da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado (LDO) para ano de 2009, debatida na manhã ontem (05), por representantes do Executivo Estadual e parlamentares, durante uma audiência pública no plenário da Assembléia Legislativa Paraibana. A LDO tem como principal objetivo nortear os investimentos nas ações e prioridades do Governo que serão inseridas na Lei Orçamentária.

O encontro, presidido pelo deputado Agnaldo Ribeiro (PP) e secretariado pelo líder da bancado do Governo, deputado Ricardo Barbosa (PSDB), foi iniciado com uma explanação da LDO 2009, feita pelo secretário de Planejamento do Estado, Franklin Araújo. Segundo o responsável pela pasta, a proposta orçamentária do Governo pretende deixar mais transparente a construção do orçamento do Estado que está centrado em seis eixos principais, entre eles a ampliação da base econômica e o aumento da competitividade da Paraíba. Franklin também elencou alguns projetos e investimentos em infra-estrutura e energia, entre eles, a construção da ponte que liga Cabelo à Lucena e de um Terminal de Integração de Passageiros para Grande João Pessoa, além de investimentos na área de integração de sistemas adutores de água e a exploração de petróleo na região de Sousa.

Em seguida, foi aberto um debate, no qual o deputado Jeová Campos pediu uma maior atenção do secretário Franklin para a área de Saúde de Cajazeiras e adjacências. “Peço um olhar mais carinhoso para a situação da saúde dos sertanejos. Pois, mais uma vez venho a essa tribuna solicitar do Estado a criação de um Centro de Imagem na cidade de Cajazeiras e a implantação de um Núcleo de Neurocirurgia no Hospital Regional da localidade, para que venhamos amenizar os transtornos vividos pelos sertanejos que precisam se deslocar por vários quilômetros para ter um atendimento especializado”, solicitou o parlamentar petista.

Durante seu discurso Jeová ainda criticou o projeto de construção da ponte que liga Cabelo à Lucena. “Não concordo com esse projeto que visa uma centralização de recursos, enquanto existem localidades no nosso Estado que não possuem vias de acesso asfaltadas a exemplo de carrapateiras”, contestou. Ele finalizou a sua participação no debate pedindo também o apoio na viabilização da implantação de um pólo têxtil no sertão paraibano, na região de Cajazeiras. “É um projeto bastante viável visto que, atualmente, cerca de duas mil pessoas daquela região trabalham no setor de confecções só que revendendo peças adquiridas, principalmente, em cidades do interior de Pernambuco, a exemplo de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. E, ao invés de apenas revender, nós podemos produzir as peças, a partir da geração desse pólo, o que geraria emprego, renda e desenvolvimento para aquela região e, consequentemente, para o Estado”, finalizou.

Tanto as solicitações do deputado Jeová quanto dos demais parlamentares, segundo o secretário Franklin, servirão para enriquecer a formatação final da LDO 2009. Ainda participaram da audiência pública os deputados Leonardo Gadelha (PSB), Gervásio Maia Filho (PMDB), João Gonçalves (PSDB), Expedito Pereira (PSB), e representantes de diversas entidades e representações da sociedade.

ASCOM

Tags:
Recomendado pelo Google: