header top bar

section content

Secretaria de Educação emite nota sobre denúncia de abuso contra criança autista em escola de João Pessoa

Um casal prestou queixa na Polícia Civil e denunciou que seu filho, uma criança de 12 anos de idade, e que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), teria sido estuprado por colegas em uma escola municipal da capital

Por Luiz Adriano

15/11/2025 às 12h36 • atualizado em 15/11/2025 às 12h45

Sala de aula em João Pessoa - Foto: Sérgio Lucena/Secom-JP

A Polícia Civil da Paraíba está investigando uma denúncia feita por uma família, em João Pessoa, de que uma criança de 12 anos de idade, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), teria sido estuprada por colegas em uma escola municipal da capital.

Ao Portal MaisPB, parceiro do Diário do Sertão, o delegado responsável pelo caso, Diego Garcia, relatou que a mãe do garoto falou que os abusos contra seu filho, teriam sido praticados dentro de um banheiro da escola. O relato aponta ainda que os responsáveis pelo crime teriam sido adolescentes mais velhos que a vítima.

Conforme apurado pelo Portal Diário, o menino foi submetido a um exame para constatação do abuso.

Nota da Secretaria de Educação – A Secretaria de Educação de João Pessoa emitiu uma nota sobre o caso e disse que até as 13h dessa sexta-feira (14), não havia sido notificada sobre o suposto caso de violência sexual. Na nota, o órgão relata que “todas as crianças e/ou adolescentes com TEA são acompanhadas por cuidadores e que nenhum profissional comunicou qualquer ocorrência dessa natureza”.

Confira a nota na íntegra:

Nota

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (SEDEC) informa que até as 13h desta sexta-feira (14) não foi notificada sobre nenhum suposto caso de violência sexual — seja envolvendo crianças e/ou adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), laudadas ou não — em qualquer unidade da Rede Municipal de Ensino.

A SEDEC esclarece ainda que todas as crianças e/ou adolescentes com TEA são acompanhadas por cuidadores e que nenhum profissional comunicou qualquer ocorrência dessa natureza. Ainda assim, diante da gravidade das informações veiculadas, a Secretaria acionará imediatamente a Polícia Civil para que os fatos sejam apurados com rigor, mantendo como prioridade absoluta a segurança e a integridade física, emocional e psicológica dos estudantes.

A Prefeitura de João Pessoa reafirma seu compromisso inegociável com a proteção de crianças e adolescentes, com a transparência e com o respeito às famílias da nossa rede. Toda e qualquer denúncia será tratada com seriedade, responsabilidade e total colaboração com as autoridades competentes.

Família alega falta de apoio

A defesa da família conversou com o programa Hora H, da Rede Mais, e relatou negligência da escola e do Conselho Tutelar. O advogado Ricardson Dias falou que a família têm tentado contato com a Secretaria de Educação de João Pessoa, no entanto não tem obtido retorno.

Ele acrescentou que a mãe da vítima encontra-se “desesperada” e tem alegado falta de apoio para denunciar o caso.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: