VÍDEO: Presidente da Associção de Peritos Criminais fala sobre como diminuir o avanço das facções criminosas
Marcos Camargo destacou a importancia de projetos de lei que vêm sendo tramitado no Congresso Nacional relacionados à coibição de grupos criminosos e como frear o avenço de organizações criminosas
No programa “Nossa Gente” desta quinta-feira (6), apresentando por Davi Edson, o presidente da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), Dr. Marcos Camargo falou sobre como diminuir o avanço das facções criminosas no Brasil. Ele é natural de Curitiba e está no seu quarto mandato como presidente da APCF.
Durante a entrevista, Marcos Camargo comentou sobre a mega operação que houve no Rio de Janeiro e destacou a importância de um Projeto de Lei que vem tramitando no Congresso Nacional contra organizações criminosas.
Vinicius Fernadez, telenauta do programa Nossa Gente, questionou ao perito “o que pode ser feito contra o avanço das facções criminosas em todo o Brasil”.
“Tem que ter como premissa melhorar a capacidade do estado em resolver crimes, e aí não estou falando só dos crimes que geram essa violência explicita, mas de lavagem de dinheiro, de corrupção, combater a infiltração do crime organizado no poder público, porque quando se faz uma mega operação dessa, e ok, muitas vezes é preciso fazer algum tipo de enfretamento, mas é preciso também ter em mete que isso somente não vai resolver o problema”, ressaltou.
No ponto de vista da perícia criminal, o presidente destacou quais as ações da área da perícia de política que são necessárias para combater esses crimes.
“Nós temos dois projetos que estão em andamento, agora, que podem trazer algum alento, que é a PEC da Segurança Pública, que está sendo discutida pela Câmara dos Deputados e está na comissão especial, que visa trazer justamente essa integração entre as forças policiais que têm a busca pela constitucionalização do Sistema Único de Segurança Pública, uma melhor frequência do repasse de recursos. E nós temos o PL de combate as facções, que é um projeto que visa aumentar pena de crimes relacionados a facções que tipificam alguns tipos de ações, como domínio de território, domínio de cidades que algumas facções fazem, melhorar as regras de infiltração para entrar no cerne do crime organizado, tentar desbaratar o crime organizado, ampliar o acesso a dados para que as investigações possam ser mais eficientes” destacou.
Acompanhe o trabalho da Associação dos Peritos Criminais em: @periciafederal.
Entenda a megaoperação que foi realizada no último dia 28 de outubro no Rio de Janeiro
A operação Contenção foi deflagrada nos Complexos da Penha e do Alemão, na capital carioca, no último dia 28 de outubro, e resultou na morte de 121 pessoas.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a ação teve como objetivo cumprir 100 mandados de prisão e 180 de busca e apreensão contra a facção criminosa Comando Vermelho.
Cerca de 2,5 mil agentes participaram da operação, que se tornou a maior em 15 anos no estado. O número recorde de mortos fez da ação a mais letal da história.
Assista o programa completo
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário