header top bar

section content

VÍDEO: Homem é preso pela PF com turmalinas avaliadas em meio milhão de reais no Aeroporto de Campina Grande

Conforme a PF, ele foi flagradao com uma volumosa remessa de gemas do tipo turmalina — lapidadas e brutas — transportadas sem a documentação exigida

Por Luiz Adriano

01/11/2025 às 17h11 • atualizado em 01/11/2025 às 17h18

A Polícia Federal prendeu um homem de 26 anos na tarde dessa sexta-feira (31), no Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande. Conforme a PF, ele foi flagradao com uma volumosa remessa de gemas do tipo turmalina — lapidadas e brutas — transportadas sem a documentação exigida, avaliadas em aproximadamente meio milhão de reais.

De acordo com a Polícia Federal, o episódio evidencia a complexidade típica dos crimes de usurpação de bens da União, que transcendem meras infrações de natureza fiscal.

A atuação policial deu-se no contexto de fiscalização aeroportuária de rotina, quando o investigado foi abordado na área de desembarque. Na inspeção minuciosa da bagagem de mão, os agentes federais localizaram expressiva quantidade de turmalinas; e, na bagagem despachada, duas pedras brutas, supostamente amostras, todas sem a correspondente Nota Fiscal.

Novo delito durante a ocorrência – Em sede policial, a empresa apresentou Nota Fiscal relativa às gemas; contudo, a PF constatou que sua emissão ocorreu apenas após a consumação do flagrante, indicando tentativa de “esquentar” o transporte. Além de extemporânea, a nota estava incompleta, consignando apenas uma turmalina, incompatível com o volume efetivamente apreendido e com a natureza da alegada operação de demonstração.

A Polícia Federal ratificou a prisão em flagrante e o investigado foi formalmente indiciado. Em seguida, houve a análise judicial, o flagrante foi homologado e emitida a expedição do alvará de soltura do investigado.

Foto: divulgação/PF

Recomendado pelo Google: