header top bar

section content

VÍDEO: Operação desarticula quadrilha que furtava equipamentos da transposição em Ipaumirim e Cajazeiras

A quadrilha interestadual, que também atuou em Salgueiro (PE), era especializada em furtos e roubos de equipamentos eletrônicos de alto valor, principalmente módulos e painéis utilizados em máquinas pesadas de obras e pedreiras

Por Luis Fernando Mifô

29/10/2025 às 10h39 • atualizado em 29/10/2025 às 10h51

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Polícia de Ipaumirim, com apoio do Núcleo de Inteligência Policial (NUIP) do DPI-Sul, da Polícia Militar de São Paulo (PMSP), da Polícia Civil de São Paulo (PCSP) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), desarticulou uma quadrilha interestadual especializada em furtos e roubos de equipamentos eletrônicos de alto valor, principalmente módulos e painéis utilizados em máquinas pesadas de obras e pedreiras.

As investigações apontaram que os criminosos, residentes nos municípios paulistas de São José do Rio Preto, Guapiaçu e Planalto, foram responsáveis pelo furto de módulos e painéis eletrônicos de máquinas empregadas nas obras da transposição do Rio São Francisco, no Ramal do Salgado, em Ipaumirim (CE), no dia 29 de setembro de 2025. O prejuízo causado foi estimado em cerca de R$ 700 mil.

Além disso, os levantamentos indicaram que o mesmo grupo praticou delitos semelhantes em Cajazeiras (PB), na mesma madrugada, e em Salgueiro (PE), no dia 26 de setembro.

De acordo com a investigação, os criminosos remetiam os equipamentos subtraídos por meio de transportadoras e pelos Correios, com destino a receptadores em outros estados. Graças à atuação coordenada entre as forças de segurança, foi possível bloquear e recuperar os materiais antes que fossem inseridos no mercado ilegal.

Todo o material furtado nas ocorrências de Ipaumirim (CE), Salgueiro (PE) e Cajazeiras (PB), avaliado em quase R$ 1 milhão, foi recuperado e será restituído às empresas vítimas dos crimes.

Equipamentos roubados das obras da transposição e recuperados pela polícia (Foto: PCCE)

Prisões em São Paulo

Na manhã desta terça-feira (28), foi deflagrada uma operação para o cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo 2º Núcleo Regional de Custódia e Inquéritos (Iguatu/CE), todos no Estado de São Paulo.

Os seis suspeitos – quatro homens com antecedentes criminais e duas mulheres – foram capturados. Entre os presos está um empresário apontado como responsável pela revenda dos equipamentos no mercado paralelo. Alguns integrantes da quadrilha já possuem passagens por crimes semelhantes nos estados da Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Norte. Os investigados foram indiciados pelos crimes de associação criminosa e furto qualificado.

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: