header top bar

section content

VÍDEO: PF deflagra operação em Cajazeiras contra suspeito de armazenar conteúdo de abuso sexual de crianças

O relatório de uma instituição norte-americana indica a atuação de um usuário residente na cidade de Cajazeiras, suspeito de armazenar inúmeras imagens e vídeos de abuso sexual infantojuvenil

Por Luis Fernando Mifô

22/10/2025 às 10h01 • atualizado em 22/10/2025 às 17h21

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22), no município de Cajazeiras, Sertão paraibano, a operação “Rescue 14”, com o objetivo de cumprir mandado de busca e apreensão contra um investigado por armazenamento de fotos e vídeos com conteúdo de abuso sexual de crianças e adolescentes.

As investigações tiveram início a partir da análise de cenas contidas em diversos vídeos encaminhados à Polícia Federal. O combate à pornografia infantil decorre de cooperação técnico-investigativa entre a Polícia Federal e o National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC), instituição norte-americana que monitora e reporta casos dessa natureza em todo o mundo.

O relatório encaminhado pelo NCMEC à Polícia Federal indicou a atuação de um usuário residente na cidade de Cajazeiras, suspeito de armazenar inúmeras imagens e vídeos de abuso sexual infantojuvenil.

PF deflagra operação em Cajazeiras contra suspeito de armazenar conteúdo de abuso sexual de crianças (Foto: Policia Federal)

Mais duas operações no país

Também na manhã desta quarta, a Polícia Federal deflagrou mais duas operações contra abuso sexual infantojuvenil, principalmente cometido na internet. Durante a Operação Joio na Rede IV  foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Governador Valadares (MG). As investigações, realizadas em ambiente cibernético, apontaram que o investigado armazenava imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil.

No estado do Espírito Santo, a PF deflagrou a Operação Adeona VII, cumprindo um mandado de busca e apreensão na cidade da Serra. Durante a ação, foram apreendidos dois celulares na residência do investigado, que poderá responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material contendo abuso sexual infantojuvenil.

Alerta da PF

A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.

“Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco. É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas”, diz a PF.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: