header top bar

section content

Operação do MPPB cumpre mandados de prisão, busca e apreensão contra Policiais Militares, na Paraíba

Eles são apontados pela "Operação Arrebate", por peculato militar, tortura, associação criminosa armada e tráfico de drogas.

Por Luiz Adriano

27/05/2021 às 13h56

Ministério Público da Paraíba.

Quatro mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (27) nas residências de policiais militares em João Pessoa. Eles são apontados pela “Operação Arrebate”, por peculato militar, tortura, associação criminosa armada e tráfico de drogas.

A “Operação Arrebate” é uma ação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) com a própria Polícia Militar, que tem o objetivo de cessar o cometimento de crimes praticados por PMs. Os mandados de busca e apreensão foram realizados nas residências dos policiais suspeitos; nas viaturas e veículos particulares e no 5º Batalhão da PM, onde trabalhavam.

VEJA TAMBÉM

Policiais penais interceptam objetos, drogas e até litros semelhantes à cachaça, no presídio de Sousa

A operação foi desencadeada a partir de um procedimento de investigação criminal, instaurado no Núcleo de Controle da Atividade Policial (Ncap), a partir de uma denúncia anônima. De acordo com os promotores do Ncap, José Guilherme Lemos e Túlio Fernandes Neves, foi solicitada a cooperação do Gaeco e dos órgãos da PM, que confirmaram que a guarnição em uma viatura da PM, comandada por um sargento militar, estava cometendo uma série de crimes na sociedade.

O nome “Arrebate” vem da constatação na investigação de que os policiais militares arrebatavam ou tomavam para si o material apreendido durante ações policiais, a exemplo de armas, drogas e dinheiro.

Além do Núcleo de Controle da Atividade Policial (Ncap) e do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), ambos órgãos do MPPB, estão colaborando com a investigação o setor de Inteligência e a Corregedoria da Polícia Militar da Paraíba. A operação também tem a participação de outros órgãos policiais, como GOE e Gate e também do 5º Batalhão da PM.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: