Operação que investiga propina e lavagem de dinheiro é deflagrada em cidade do Sertão e na Capital
Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Patos no Sertão do estado, e João Pessoa
Uma mega operação do Ministério Público da Paraíba que investiga fraudes em contratos de iluminação pública foi deflagrada nas primeiras horas desta quinta-feira (02), onde resultou em um mandado de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em locais onde funcionam prédios públicos da Prefeitura de Patos, no Sertão e João Pessoa, na Paraíba.
Denominada operação “Cidade Luz” , contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), com o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).
Em posse do Gaeco, estão as investigações de propina, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações. As investigações apontaram o pagamento de propina e a existência de superfaturamento no contrato emergencial de iluminação pública firmado pela Prefeitura Municipal de Patos no ano de 2017, com a participação de agentes políticos, servidores comissionados e as duas empresas de energia.
De acordo com a investigação, há provas que outras empresas tiveram participação no fornecimento de propostas pré-ajustadas para a Concorrência Pública nº 01/2017, divulgada em edital no site no município no dia 13 de dezembro de 2017. Já com os agentes políticos e servidores comissionados, foi identificado o pagamento de propina por meio de lavagem de dinheiro.
O Gaeco, juntamente com o apoio do BOPE, estiveram no prédio da Procuradoria do Município de Patos e na Fundação Cultural de Patos (FUNDAP), responsáveis pelos eventos culturais da cidade, como a festa de São João de Patos.
A operação “Cidade Luz”, realizada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), teve a participação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), e as polícias Civil e Militar da Paraíba.
Os fatos ainda estão sob apuração e, assim que possível, novidades sobre a operação serão divulgados.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário