Cajazeiras e Cachoeira dos Indios tem novos limites territóriais
Dos 36 deputados presentes, 31 votaram a favor da derrubada do veto, enquanto que quatro optaram pela manutenção do veto. Apenas um deputado se absteve.
A Assembleia Legislativa da Paraíba derrubou por 31 votos a 4 o veto do governador José Maranhão (PMDB) que barrava a remarcação da fronteira entre os municípios de Cajazeiras e de Cachoeira dos Índios, aprovados anteriormente pelo legislativo estadual.
O que chamou atenção na questão é que o projeto, de autoria do deputado estadual José Aldemir (DEM), teve a aprovação unânime dos parlamentares paraibanos de situação e de oposição e contava com o apoio tanto do prefeito Léo Abreu (Cajazeiras) como do prefeito Teta Francisco (Cachoeira dos Índios).
O veto do governador, portanto, não foi atendido pela Casa de Epitácio Pessoa, que agora vota a favor da mudança territorial.
O impasse acontece em uma área rural entre os dois municípios, que fica dentro de Cachoeira dos Índios, mas que oficialmente é de Cajazeiras. Os gastos com médicos e com professores de PSFs e escolas, portanto, eram pagas por Cachoeira dos Índios, mas os moradores votavam e pagavam imposto em Cajazeiras.
Com a nova delimitação, o municipio de Cachoeira dos Indios irá oficializar uma área rural, que já era atendida pelo municipio, mais que ficava anteriormente somente com o ônus, enquanto que o bonus ficava com o municipio de Cajazeiras, ou seja a população morava em área territorial do municipio de Cajazeiras, mais recebia a atenção a saúde, educação, estradas, dentre outras, do municipio de Cachoeira.
Com a mudança, os moradores da região passarão a fazer parte do colégio eleitoral de Cachoeira dos Índios, que terá seu território aumentado.
Da Redação do Diário do Sertão
Com Portal Correio
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário