header top bar

section content

PB: Ibope publica dia 05, pesquisa para Governador

O IBOPE está realizando sua segunda pesquisa de opinião na Paraíba para governador e presidente entre os dias 21/05/2010 a 28/05/2010 deste mês e deve publicar dia 5 no Jornal da Paraíba e na TV Cabo Branco. A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco, do empresário Eduardo Carlos. A Pesquisa quantitativa consiste na realização […]

Por

21/05/2010 às 14h37

/O IBOPE está realizando sua segunda pesquisa de opinião na Paraíba para governador e presidente entre os dias 21/05/2010 a 28/05/2010 deste mês e deve publicar dia 5 no Jornal da Paraíba e na TV Cabo Branco. A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco, do empresário Eduardo Carlos.

A Pesquisa quantitativa consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa do eleitorado do estado da Paraíba.

Esta é a segunda vez que o IBOPE realiza pesquisa de opinião na Paraíba para governador, presidente e senador. Para governador, serão consultados, Érico Feitosa, José Maranhão, Maria de Lourdes Sarmento, Nelson Júnior e Ricardo Coutinho.

Em outubro de 2009, a Rede Paraíba de Comunicação divulgou a primeira pesquisa de opinião Ibope da corrida eleitoral para governador. O resultado foi um empate técnico entre os pré-candidatos Ricardo Coutinho (PSB) que teve 38% e José Maranhão (PMDB), com 37%. Cícero Lucena (PSDB) aparece em terceiro, com 14%.

/
A pesquisa, contratada pelo Jornal da Paraíba, teve ainda 7% de votos branco/nulo e 5% disseram não saber ainda em quem votar. A coleta de dados aconteceu entre 8 e 11 de outubro deste ano e contou com a entrevista de 812 pessoas. A margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A PESQUISA DE AGORA
Representativa do eleitorado da área em estudo, elaborada em três estágios. No primeiro estágio fez-se um sorteio probabilístico dos municípios pesquisados, pelo método PPT (probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando o eleitorado de cada um, como base para tal seleção. Em um segundo estágios, dentro dos municípios sorteados foram selecionados, também pelo método PPT, os setores censitários onde as entrevistas foram realizadas. No terceiro estágio, dentro dos setores sorteados, os respondentes foram selecionados através de quotas amostrais, proporcionais em função de variáveis significativas, a saber: Sexo, Idade, Grau de instrução e Ramo de atividade, de acordo com o perfil do eleitorado. O nível econômico é assegurado através do controle das variáveis descritas acima da dispersão geográfica da amostra. Em relação à ponderação, devido à metodologia amostral adotada, os fatores de ponderação a serem aplicados em toda as variáveis (sexo, idade, grau de instrução ramo de atividade e posição na ocupação), assumem valor igual a 1(um). O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra

Do Click PB

Tags:
Recomendado pelo Google: